Brasil - Bate e volta saindo de São Paulo
A Pegcar, empresa locadora de carros, elaborou o infográfico abaixo que mostra destinos ideais para uma viagem bate e volta saindo de São Paulo, ou quem sabe para passar um fim de semana inteiro.
Como conheço alguns deles, decidi comentá-los neste post.
1. Serra Negra
Cidade tranquila e gostosa para passar o fim de semana. Fica há 154 km da capital (em torno de 2h30 de viagem). Os restaurantes são um pouco caros, e as ruas estreitas (e difíceis de andar e estacionar), podem deixar a gente um pouco nervosa.
Mas vale a pena conhecer o centro, onde estão todas as lojas de doces, queijos, vinhos e outras gostosuras, além das lojas de roupas e os restaurantes mais tradicionais.
As lojas que vendem roupas de linho, lã e outras peças de frio têm preços atrativos, também é possível achar algumas peças a preços um pouco mais salgados.
A dica é se hospedar no centro, assim fica mais fácil andar pela cidade toda sem precisar do carro. Quem for em família (com filhos pequenos) pode se hospedar em algum dos hotéis fazendas que ficam na Rodovia Engenheiro Constâncio Cintra, sentido Lindóia.
- Rota do Queijo e do Vinho
- Vinícola Casa di Pietra (essa fica fora do rota tradicional)
- Rua Coronel Penteado (principal rua do comércio da cidade)
- Café Boteco
Outras atrações (especialmente para as crianças)
- Mini-teleférico
- Fazenda Macaquinhos (o ônibus que leva até a Fazenda fica em frente a rodoviária da cidade, no final da Rua Coronel Penteado)
- Disneylândia dos Robôs
2. Cananeia
Já estive de passagem em Cananeia quando fui à Ilha Comprida. A cidade é bem pequena, conta com uma feirinha de artesanatos no centro, bons restaurantes (melhores do que na Ilha) e é um bom ponto para compra de peixes e frutos do mar.
Da Ilha Comprida à Cananeia é possível ir pela estrada que sai de Iguape ou ir até o final da Ilha e pegar uma balsa (na qual se pode subir a pé, de moto ou carro).
A distância partindo de São Paulo é de 272 km e leva umas 3h para chegar até lá de carro.
3. São Roque
São Roque fica a 50 km de São Paulo (1h de viagem) e é conhecida pela fabricação de vinhos. Há diversas vinícolas na estrada que corta toda a cidade (o chamado Roteiro do Vinho), mas os vinhos não são comparáveis em qualidade ao que se encontra no Chile, Argentina ou na Europa.
É justamente por isso acabam sendo mais agradáveis ao paladar da maioria dos brasileiros, que prefere essa bebida mais doce.
As vinícolas em si são muito bonitas e atraentes (a que mais se destaca é a Góes, que é enorme e tem restaurante). Além de poder apreciar a beleza dos jardins e a rusticidade da arquitetura, o que atrai as pessoas é o fato de haver degustação de vinhos e até queijos para acompanhar.
Outro lugar bem legal de visitar em São Roque é o Ski Mountain Park, que tem algumas atrações de aventura para crianças e adolescentes e onde montam uma pista de ski nos meses de inverno. Há também opções de restaurantes e lojinhas de produtos artesanais.
4. Ubatuba
Já estive em Ubatuba diversas vezes, pois essa é a cidade em que, na minha opinião, estão as mais belas praias de todo o litoral paulista. Fica a 240 km de São Paulo e a viagem dura umas 3h de carro.
Para quem quer mais agitação, a Praia Grande ou a Maranduba são as mais indicadas. Algumas praias mais centrais não são recomendadas para banho, é sempre bom verificar se há alguma placa com um aviso na areia antes de entrar na água. Mas como a cidade conta com diversas praias, você não deixará de curtir o mar.
A melhor coisa a se fazer é visitar cada dia uma, até encontrar uma preferida, com mais ou menos gente, com o mar mais ou menos agitado.
No meu caso, são duas as praias que mais gosto de ir: Domingas Dias, praia pequena, de mar calmo e sem ondas, dentro de um condomínio; e Prumirim, que conta também com uma ilha de mesmo nome, é pouco frequentada, o mar é bravo, mas é linda e tranquila. Falo mais dela abaixo.
Praia do Prumirim
No lado norte da cidade de Ubatuba é possível encontrar esse paraíso chamado Prumirim. A praia é de areia grossa e mar bravo, por isso não recomendo o banho a crianças e a quem não saiba nadar. Porém, no fim da praia há um rio de água cristalina e deliciosa, onde dá para aproveitar com qualquer idade.
Para visitar a praia, é necessário pagar 10 reais pelo estacionamento, e durante todo o dia você poderá estacionar em qualquer praia da cidade apresentando o ticket que te entregam.
A praia é bem tranquila, imagino que pela força do mar pouca gente decide ficar por lá, por isso é ótimo para quem quer sossego. Há uns 3 quiosques ao longo da praia que oferecem mesas e cadeiras para quem consumir alguma coisa.
O quiosque que ficamos oferece charmosas cadeiras em madeira com direito a uma tenda rústica, e você se sente como em uma praia do Caribe.
Quem quiser saber, também, sobre outro desntino em São Paulo, Campos do Jordão, pode ler o post aqui no blog dedicado a essa cidade. E para conhecer outra praia legal no estado de São Paulo, acesse este texto aqui.
Comentários
Postar um comentário