Os horários malucos da Espanha
Uma das grandes mudanças que temos que encarar ao viver em outro país são os horários, seja por conta da diferença do fuso, seja porque as atividades do cotidiano costumam ser feitas em horários diferentes de um país para o outro.
Se você estiver de mudança para a Espanha, vai gostar de conhecer como as pessoas organizam o tempo por aqui, além de entender um pouco as diferenças em relação ao horário do Brasil. Abaixo tento explicar um pouco sobre tudo isso.
Se considerarmos o período de 1 ano, essa diferença horária varia de três formas:
Se você estiver de mudança para a Espanha, vai gostar de conhecer como as pessoas organizam o tempo por aqui, além de entender um pouco as diferenças em relação ao horário do Brasil. Abaixo tento explicar um pouco sobre tudo isso.
Os fusos e as diferenças horárias entre Brasil e Espanha
Os fuso-horário oficial do Brasil é UTC-3 (Brasília) e na Espanha, UTC+1 (Madrid). Com o fim do horário de verão no Brasil, a diferença horária entre o país e a Espanha fica maior: 4 horas a mais.Se considerarmos o período de 1 ano, essa diferença horária varia de três formas:
- quando o horário de verão está em vigor no Brasil, a diferença é de apenas 3 horas (de outubro a fevereiro);
- quando acaba o horário de verão no Brasil, a diferença é de 4 horas (entre fevereiro e março);
- quando começa o horário de verão na Espanha, a diferença aumenta para 5 horas (de março a setembro).
Horários na Espanha e o clima
Uma das maiores diferenças que os brasileiros notam ao mudarem para a Espanha é o clima, não apenas no que diz respeito à temperatura, mas também aos horários em que o sol nasce e se põe. No Brasil, estamos acostumados com o fato de que amanhece cedo (às 6h já costuma estar claro, a não ser durante o horário de verão). E escurece cedo também (no geral, entre 18h e 18h30, com excessão do horário de verão).
Na Espanha, costuma amanhecer mais tarde, lá pelas 8h. No inverno, pode ser que demore até um pouco mais para o sol "dar as caras". Nos meses mais frios, escurece mais ou menos por volta das 18h, como no Brasil, porém no verão costuma ficar claro até às 21h30 ou 22h!
É por isso que, na Espanha, é comum as pessoas dizerem 7 de la tarde, ou 8 de la tarde, porque, como ainda fica claro, as pessoas não consideram que essas horas façam parte da noite.
Horários na Espanha para o trabalho e as refeições
Acredito que o clima influencia muito os hábitos dos espanhóis. Quem chega de um país como o Brasil com certeza se espanta um pouco com os horários em que as pessoas estão acostumadas a tomar café, almoçar e jantar na Espanha.
O café pode começar desde a hora em que as pessoas acordam, lá pelas 6h, 7h ou 8h, e ir até às 11h e, quem sabe, até o meio-dia! A maioria dos espanhóis saem de casa sem tomar café, começam a trabalhar e fazem uma pausa de uns 30 minutos no trabalho para desayunar.
Com esse hábito de tomar café mais tarde, eles acabam almoçando tarde também: o almoço costuma ser por volta das 15h ou 16h. Nesse ponto, os horários de trabalho e estudo também influenciam, pois a maioria dos trabalhadores de meio-período (funcionários públicos, professores, bancários etc.) têm uma jornada das 9h às 14h. Portanto, até que cheguem em casa e preparem a comida, acabam almoçando no meio da tarde. Já os estudantes entram na escola às 8h e costumam sair lá pelas 14h, ou seja, seguem mais ou menos o horário dos adultos.
À tarde, lá pelas 18h ou 19h, é comum ver as pessoas nas cafeterias para a chamada merienda. Com isso, o jantar fica para mais tarde ainda, por volta das 21h30 ou 22h. Quem trabalha jornada completa (tempo integral) tem horário de saída geralmente tarde (lá pelas 20h30 ou 21h), o que acaba levando-os a chegar tarde em casa e, consequentemente, jantar nesses horários.
É claro que um estrangeiro que venha ao país não precisa, em sua própria casa, seguir o horário dos espanhóis. Porém, é interessante saber essas informações caso você venha, por exemplo, trabalhar no país (porque seu horário de almoço não será ao meio-dia ou às 13h, como costuma ser no Brasil).
Além disso, para quem vem viver, ou simplesmente turistar na Espanha, também é válido conhecer esses detalhes, afinal, na hora que você decidir almoçar ou jantar em um bar ou restaurante, já saberá que dificilmente haverá comida para ser servida antes das 14h ou antes das 20h (a não ser que você vá em redes de fast food... Mas, se eu fosse você, daria preferência aos restaurantes de comida típica).
Por último, vale lembrar que na Espanha existe a tão famosa (e maravilhosa) siesta. As pessoas têm um horário de almoço mais longo por aqui, um intervalo de umas 3 horas, e por isso conseguem comer e dormir antes de voltar ao trabalho, principalmente se vivem em cidades pequenas ou povoados.
Está pensando em turistar ou mesmo vir morar na Espanha? Ter um seguro viagem é essencial para a entrada de turistas no país, e ter um seguro de saúde também é obrigatório para quem reúne possibilidades de residir no país. Por isso, ao planejar a sua viagem, sempre compare e adquira o melhor seguro para você em sites como este.
Quer saber mais sobre como é viver na Espanha? Continue lendo os posts da seção dedicada ao país aqui no blog.
Comentários
Postar um comentário