Cádiz e o Carnaval na Espanha

Provavelmente você sabe que o Carnaval também existe fora do Brasil. Geralmente, quando pensamos nisso lembramos das celebrações realizadas em Veneza (Itália), cidade a qual é atribuída, historicamente, a origem dessa festividade que se espalhou pela Europa e chegou até à América com a colonização.

Na Espanha também há locais que celebram o Carnaval, mas a festa por aqui não tem as mesmas proporções que no Brasil. Duas cidades se destacam em terras espanholas quando se trata dessa festividade: Santa Cruz de Tenerife, nas Ilhas Canárias, e Cádiz, na Andalucía.

Cádiz, banhada pelo Oceano Atlântico, é a cidade com registros mais antigos da Europa Ocidental


Em 2018 decidi conhecer o Carnaval de Cádiz, cidade que fica a apenas 3h30 de viagem de Jaén, onde vivo.  A cidade é capital de uma província de mesmo nome que fica no extremo sul da Espanha, com saída para o oceano Atlântico — aliás, foi porto de Cádiz que zarparam os barcos que levaram os primeiros espanhóis ao continente americano na época das Grandes Navegações.

Como funciona o Carnaval na Espanha, especificamente em Cádiz

O conceito de Carnaval na Espanha, especificamente o Carnaval de Cádiz, não tem muito a ver com o Carnaval brasileiro. Em resumo, a forma que os espanhóis celebram essa festa é com apresentações musicais de diferentes tipos de grupos teatrais, chamados de "comparsas", "quartetos", "chirigotas" e "coros", que competem e são premiadas no primeiro sábado de Carnaval.

A competição, que é televisionada, dura um mês, e a final acontece na sexta que antecede o Carnaval, dentro do famoso Teatro Falla de Cádiz. No dia seguinte, sábado, é quando começa a festa nas ruas também: após os grupos vencedores serem anunciados, eles saem para se apresentar gratuitamente em um palco montado no bairro da Viña, onde se concentra a celebração.


 Apresentação de um dos coros na noite de sábado

O grupo optou por cantar uma sátira sobre a americanização da cultura espanhola

As músicas que esses grupos interpretam são sátiras, ou seja, contêm letras com conotação crítica, e geralmente abordam temas sociais e políticos contemporâneos. No dia seguinte  o domingo  muitos grupos se apresentam nas ruas, sejam profissionais ou amadores, e no fim do dia é realizado um desfile com todos os vencedores.

Diferenças em relação ao Brasil

Nos dias de Carnaval, as pessoas saem fantasiadas, e elas levam bastante a sério essa parte da festa: praticamente todos usam fantasia. Mas, ao contrário do Brasil, a trilha sonora não é contínua. Nos momentos em que os grupos não se apresentam, simplesmente não há música, as pessoas ficam reunidas, bebendo e conversado, mas sem dançar.

Provavelmente algo que influencia isso é o clima: enquanto no Brasil é verão, na Espanha é inverno durante o Carnaval  há anos em que, inclusive, chove e venta bastante —, assim, é compreensível que não haja muita animação ou vontade de dançar.

Recomendações para visitar Cádiz no Carnaval

O Carnaval é, com certeza, a época em que mais há movimento em Cádiz, por isso a visita só é recomendada para quem realmente busca participara dessa festa. Fazer uma visita turística, para conhecer pontos históricos, por exemplo, é praticamente impossível, visto que tudo fecha e a cidade se concentra no Caranaval.

É complicado achar lugar para comer e para se hospedar, já que tudo lota. Com isso, buscar hospedagem em cidades próximas pode ser uma opção viável (algumas localidades que valem a pena são Rota, Sanlúcar de Barrameda ou El Puerto de Santa María).

O hotel Playa de la Luz, en Rota, é uma opção de hospedagem fora da capital e com ótima infraestrutura

Outra recomendação é reservar com antecedência mesas em restaurante para poder almoçar; ou então, pegar um pacote de pensão completa em hotel, assim você garante que vai conseguir comer em algum lugar!

Se você ficou curioso para conhecer o Carnaval de Cádiz, saiba que a festa começa na cidade no sábado anterior à Quarta-Feira de Cinzas e termina um fim de semana depois desse dia.


Comentários

Postagens mais visitadas