O que fazer em Barcelona
A primeira vez que visitei Barcelona foi numa viagem que fizemos em fevereiro de 2015 por Portugal, Marrocos e Espanha e que incluiu a cidade. Estávamos no Porto (Portugal) e de lá voamos voamos para Barcelona pela Ryanair (pouco mais de 2h de trajeto).
Desde que me mudei para a Espanha, em 2017, ainda não tinha voltado à capital da Catalunha - maldita pandemia! - mas esta Semana Santa de 2023 decidi visitar novamente essa joia do Modernismo espanhol. Assim que, agora que tive mais tempo por lá, decidi atualizar este texto com mais informação sobre o que fazer em Barcelona.
A famosa igreja da Sagrada Família, um projeto de séculos de Gaudí
O que fazer em Barcelona
Barcelona é uma cidade
belíssima, para todo o lado a arquitetura nos deixa impressionados, sejam os edifícios mais medievais; os modernistas de Gaudí e companhia - que são os meus preferidos; ou os mais atuais, da época em que a cidade foi sede das Olimpíadas (1992).
O que gosto muito também é que, como em toda cidade
grande, em Barcelona há uma diversidade de culturas e de pessoas. Turistas são vistos
para todos os lados, podemos achar culinária do mundo inteiro (inclusive brasileira s2 ), e me chama a atenção que os restaurantes "típicos" ou regionais, assim como as lojinhas de souvenir, são mais comandados por chineses e
árabes do que por espanhóis, principalmente os que ficam próximos às zonas mais turísticas. Mas toda essa riqueza cultural é um grande atrativo de cidade e nos dá muitas opções de o que fazer em Barcelona.
Quanto aos pontos turísticos, eles estão espalhados por
toda a metróple. Abaixo, agrupo por proximidade alguns lugares imperdíveis que podem ser visitados num mesmo dia ou num mesmo período do dia.
Bairros do Centro (Eixample, Gótico, Gràcia)
Nesses bairros se concentram as atrações "mais pedidas" de Barcelona, principalmente os edifícios modernistas que são a marca registrada da cidade. Além disso, toda essa zona possui lojas de diversos tipos, com destaque para lojas de roupas, sapatos e acessórios.
- Basílica da Sagrada Família
- Hospital Santa Creu i Sant Pau
- Palau de la Musica Catalana
- Catedral de Barcelona
- Las Ramblas
- Paseig de Gràcia (onde ficam as Casa Amatler e Casa Battlò, além das melhores lojas de moda)
- Mercat de la Boquería
- Arco do Triunfo (não é só em Paris que tem!)
- Parque da Ciutadella
Hospital Santa Creu i Sant Pau
Parque de la Ciutadella
Arco do Triunfo
Zona da praias e da Marina
As praias urbanas de Barcelona não são das minhas preferidas, mas visitar a zona vale a pena. A Marina é a zona que eu gosto mais pois é muito bonita e estruturada, com muitos restaurantes ao redor (nessa zona fica o La Carioca, por exemplo, restaurante brasileiro). Nessa região há também shopping centers e é onde fica o aquário da cidade.
- Platja Mar Bella y Barceloneta
- Marina
- Paseo de golondrina
Outras zonas mais afastadas
Os dois locais abaixo também costumam atrair muitos turistas, mas ficam um pouco mais afastados, então provavelmente você terá que usar algum transporte para chegar até eles (a ida caminhando ao parque Güell pode ser um martírio).
Todos os lugares que aparecem com links na lista acima exigem pagamento para a visita, então recomendo que entrem no link e vejam os valores atualizados no momento em que estiver pesquisando o seu roteiro.
De todos os da lista, não conheço nem o Parque Güell e nem o Camp Nou (é sempre bom reservá-los com antedecência para não ficar sem entradas, que foi o que aconteceu comigo).
Os locais que eu mais gostei de conhecer - foram experiências realmente incríveis e nunca vou esquecer desses lugares - é o Hospital Santa Creu i Sant Pau, que, por sorte, é uma das atrações turísticas com preço mais razoável em Barcelona - e o Palau de la Musica Catalana, que é um dos lugares mais lindos que já vi na vida!
Prepare o bolso
O único problema de
Barcelona são os preços; é com certeza a cidade mais cara dentre todas as que já visitamos na Espanha. As
refeições, por exemplo, podem sair numa média de 20 a 30 euros por pessoa, mas o que realmente compromete o orçamento são as atrações, que têm entradas numa média de 15 a 20 euros (algumas podem custar mais de 30!).
Também dá para aproveitar a cidade mesmo que você não queira pagar pelas
visitas. Se a sua viagem for de baixo orçamento, não se preocupe: andar por Barcelona, admirando suas belezas,
literalmente não tem preço!
Hospedagem
Na primeira vez que fomos à capital catalã (2015), nos hospedamos em um hotel do tipo budget nos arredores do metrô Diagonal, e a vantagem, além de ter o metrô por perto, é que também pudemos fazer alguns passeios a pé, como visitar a Sagrada Família e a Região das Ramblas. Essa com certeza é a melhor região para conseguir aproveitar a cidade ao máximo.
Hotel BCN Urban Bonavista
Carrer Francisco Giner, 5.
Quanto custou: 75 euros por 3 diárias (quarto duplo - suíte), sem refeições.
Desta segunda vez (2023) os preços de hospedagem estavam nas alturas e tivemos que buscar alguma cidade nos arredores de Barcelona, mas que permitisse acesso de trem ou metrô à capital. Acabamos ficando numa cidade chamada en El Prat de Llobregat (próxima ao aeroporto internacional), mas não recomendo, então nem vou linkar o hostal aqui, pois a cidade é minúscula, mal tem restaurantes e, apesar de ter linha de metrô direto para Barcelona, o trajeto para chegar ao centro de Barcelona acaba sendo bem longo (no mínimo, uns 40 min).
Comentários
Postar um comentário