Viajar para o exterior: sites úteis para planejamento


O objetivo de hoje é ajudar quem está se preparando para viajar para o exterior pela primeira vez! Ou mesmo quem já viajou, mas quer aprender a se planejar melhor. 

Quando fui viajar para o exterior pela primeira vez (um intercâmbio), não tinha muita ideia de por onde começar e nem o que pesquisar (sabia que ia ter que comprar passagem, procurei algumas informações sobre a cidade onde ia morar, mas não sabia como me planejar de fato). 


A sorte é que contei com a ajuda do pessoal da AIESEC, instituição pela qual "contratei" minha viagem (para saber como funciona o intercâmbio com eles, veja este post aqui)


Nessa instituição há uma equipe responsável por preparar o pessoal que vai viajar, principalmente porque a maioria dos intercambistas vai sair do Brasil pela primeira vez na vida. Eles me mostraram diversos sites que ajudam a planejar uma viagem para o exterior. Com o tempo, amigos me mostraram mais coisas e a própria experiência de pesquisar sobre viagens me fez encontrar outros sites úteis.


Agora, compartilho aqui o que considero mais relevante. Lá vai:



Pesquisa de preços e reservas de voos e hospedagem



Decolar.com

Esse talvez seja o site de comparação de preços mais conhecido quando se trata de viagens, tem propaganda na TV e tudo. Tive a experiência de comprar pelo Decolar apenas uma vez, quando estava no MéxicoNão tive problemas, a reserva foi efetivada junto à cia. aérea, e achei interessante que pude pagar via boleto, que era aceito em qualquer Oxxo (loja de conveniência que também faz serviço similar ao das lotéricas do Brasil). 

Porém, já vi diversas reclamações de gente que reserva e paga pelo Decolar e que depois tem problemas: a reserva não é efetivada junto à cia. aérea ou hotel, o preço no início da pesquisa não bate com o valor final, a taxa cobrada eleva tanto o valor, que não compensa etc. Assim, a minha recomendação é: usem o Decolar para pesquisa, mas não para efetivar a compra

Aproveitem as funcionalidades que esse site tem para comparar preços entre cias. aéreas, ver datas em que os preços são mais baixos, verificar as épocas do ano mais baratas para visitar o destino (ele traz um panorama geral de evolução de preços ao longo do ano, o que é útil se você estiver planejando um viagem com bastante antecedência). Mas na hora de efetivar a compra, prefira o próprio site do hotel ou cia. área.

Skyscanner

O Skyscanner é similar ao Decolar, mas eu prefiro mil vezes! Ele pode ser usado para comparar preços de voos, hospedagem e aluguel de carro, e é interessante porque abarca mais companhias aéreas, com foco nas low cost, e sempre mostra o preço que realmente é válido no momento (o mesmo preço que você vê no Skyscanner você vai encontrar quando acessar a página da cia. aérea). 

Além disso, ele te redireciona ao site da cia. aérea ou do hotel, portanto não acontecem os problemas dos quais as pessoas costumam reclamar quando usam o Decolar.





Booking

Por mais que eu tente dar uma chance a outros sites (Trivago, HostelWord etc.), eu sempre acabo usando o Booking para minhas reservas de hospedagem. Tenho a impressão que ele tem mais opções, e, por isso, nesse site os preços costumam ser os melhores. O Booking é ideal para estadias curtas, mas às vezes você encontra também apartamentos ou pensões com preços atrativos para estâncias mais longas (1 mês ou mais).

Um ponto que chama muito a atenção nesse site é o fato de muitos alojamentos permitirem que você pague só quando chegar lá, o que facilita a vida de quem não tem cartão de crédito (algum cartão deve ser indicado na hora da reserva, mas não precisa ser em seu nome, e a cobrança não vai ser feita via cartão, já que você vai pagar pessoalmente em dinheiro ou débito quando chegar ao hotel).

Spot a Home, Airbnb, Homeaway

Para estadias médias ou longas, é válido buscar no Airbnb, talvez o mais famoso site de aluguel de casas/quartos de temporada. Para quase toda cidade é possível alugar uma vivenda por inteiro, assim temos mais privacidade e podemos usar todos os cômodos da casa. Para quem vai ficar muito tempo em um lugar, ter espaço para cozinhar e lavar roupa, por exemplo, ajuda a economizar.

Outro site, que oferece preços mais atrativos, porém com menos opções de cidades pelo mundo, é o Spot a Home, e é interessante que eles produzem um vídeo em cada alojamento, então você consegue verificar melhor as condições de cada local ofertado. Os proprietários definem as regras e o perfil de quem aceitam para ocupar as casas, então leia bem a descrição antes de fechar uma reserva.

O Homeaway tem opções para passar as férias em diversas partes do mundo, principalmente EUA e Europa, e os proprietários costumam fazer preços mais atrativos quanto mais tempo você passe no local (o preço por dia, se a estadia for de 30 dias, é mais barato do que se a estadia for somente de 3 dias, por exemplo).

Quem vai fazer intercâmbio, estudar ou mesmo trabalhar por um tempo em outro país pode usar esses sites para reservar um local por um tempo mais longo, assim dá para buscar um local definitivo com mais calma quando chegar ao destino. Geralmente fica mais barato do que reservar vários dias em um hotel.

Câmbio e custo de vida




Existem algumas iniciativas na internet que ajudam a verificar os custos básicos em outro país, isso pode ser útil para calcular quanto você vai gastar para alimentar-se e usar transporte público na cidade que vá visitar ou mesmo viver. 

Entre outras informações, é possível saber o valor de uma passagem de ônibus ou metrô, preço de uma refeição completa, quanto custa uma garrafa de água ou um ingresso de cinema, valor médio de uma conta de luz etc. O site mais interessante para pesquisar essas coisas, e mais próximo da realidade, na minha opinião, é o Expatisan

Ao saber os custos, é necessário verificar o tanto de dinheiro que você precisa adquirir, e uma boa ferramenta é o conversor de moedas do Banco Central do Brasil, no qual dá para verificar o câmbio entre o real e qualquer outra moeda do mundo.

Seguro de viagem




Uma parte muito importante do planejamento é contratar um seguro de viagem. Muitas pessoas simplesmente ignoram isso e viajam sem seguro, mas saiba que estar assegurado é pré-requisito para entrada em diversos países, especialmente na Europa, e se solicitarem sua documentação e você não tiver um seguro, você pode ser impedido de entrar no destino escolhido. 

Além disso, é sempre melhor ter um seguro, pois nunca se sabe se ficaremos doente ou sofreremos algum acidente durante o tempo que passarmos fora (mesmo que sejam poucos dias).

O site Real Seguro Viagem faz comparação de preços de diversas operadoras. Eu contratei uma vez por esse site um seguro de 15 dias para a Europa e deu tudo certo. A apólice estava demorando para chegar no meu e-mail, e eu precisava imprimi-la, então entrei em contato e eles enviaram na mesma hora.

TripAdvisor, Viaje na Viagem e outros blogs




Quando se trata de pesquisar as melhores atrações para visitar e planejar seu roteiro, vale a pena consultar o TripAdvisor para verificar informações atualizadas e fornecidas por pessoas quase em tempo real. Sempre há alguém que visitou recentemente a cidade para onde você vai e que informa sobre os preços e horários de funcionamento vigentes. 

Para roteiros já prontos, pode ser interessante visitar comunidades e blogs de turismo, como a TripNation e o Viaje na Viagem, que é um dos blogs de viagem mais antigos do Brasil, com informações de todo canto do mundo e descrições detalhadas que te ajudam a definir quais atrações você pode visitar. 

Existem muitos outros blogs de viagem bons, e ao colocar no Google "viagem para X país ou X cidade" ou então "X dias em X lugar", vários resultados vão aparecer. Selecione os que mais te chamarem a atenção e aproveite as dicas.

É sempre válido, também, consultar os sites oficiais de turismo da cidade que você vai visitar, pois eles costumam informar sobre as tarifas e horários de funcionamento das atrações, rotas turísticas, bônus turísticos que permitem entrar em diversas atrações pagando menos, serviço de visitas guiadas, e até mesmo indicação de hospedagem e restaurantes.


My Maps

Por falar em roteiro, descobri recentemente uma ferramenta do Google chamada "My Maps". É como se fosse o Google Maps, mas o objetivo é você desenhar no mapa o roteiro que irá fazer após já ter definido as atrações. Basta você pesquisar e marcar cada uma delas no mapa e depois traçar a rota, seja a pé, de carro ou até de bicicleta. 

Você pode personalizar os ícones usados, para que, pelo ícone, você já identifique se o que está marcado é um restaurante, a hospedagem, uma praia, um monumento etc. Caso você não ache um mapa turístico na cidade, você já tem o seu personalizado (ele fica salvo no Google Drive automaticamente e pode ser consultado posteriormente do celular, ser compartilhado com algum amigo ou postado na internet).

Além da viagem em si, o planejamento do roteiro e efetivar as reservas é uma das partes que mais me emocionam, e com esses sites fica bem mais fácil viajar para o exterior!

Comentários

Postagens mais visitadas