Permissão de residência na Espanha: o NIE passo a passo
Se você, como eu, é cidadão brasileiro que se casou com uma pessoa de nacionalidade espanhola e pensa em viver no país do seu cônjuge, é bem provável que você precise de uma permissão de residência na Espanha. Com a permissão de residência, você poderá obter um documento de identidade na Espanha específico para estrangeiros e conhecido pela sigla NIE (numero de identificación de extranjero).
Até 2022, o procedimento mais comum e mais fácil para obter o seu NIE era solicitar a tarjeta de familiar de comunitario (aplicável a quem é casado com qualquer cidadão da União Europeia), mas atualmente a forma mais recomendada de conseguir a permissão de residência na Espanha ao casar ou ter união estável com um cidadão do país é o arraigo familiar (para quem for casado especificamente com espanhol).
Ressalto que vou falar dos dois procedimentos neste texto a partir da perspectiva de um CÔNJUGE DE ESPANHOL(A).
-> Se seu cônjuge (ou familiar de primeiro grau do qual você seja dependente) tiver outra nacionalidade da União Europeia, o arraigo famiiar não te serve, mas a tarjeta de familiar de comunitario sim.
-> E, finalmente, se você vem para a Espanha com um visto de trabalho, ou vem se reagrupar com outro brasileiro ou estrangeiro (que não tenha nacionalidade da União Europeia), algumas coisas também podem ser diferentes.
Com isso esclarecido, vamos ao que interessa.
ARRAIGO FAMILIAR
Desde o ano de 2022, a forma mais fácil de conseguir a sua permissão de residência na Espanha se você tem uma marido/esposa espanhol é por meio do chamado ARRAIGO FAMILIAR, que serve justamente para que cônjuges, pais e filhos estrangeiros de cidadãos espanhóis possam residir na Espanha sempre que estejam acompanhados pelo cidadão espanhol durante o período de residência.
Para o arraigo familiar, entre a documentação necessária estará a necessidade de comprovar o vínculo entre os familiares (certidão de nascimento/casamento) e os seus antecedentes penais brasileiros. Esses documentos devem estar traduzidos e apostilados e poderão ser apresentados desde que tenham sido emitidos até 3 meses antes de entrar com o pedido da permissão de residência na Espanha.
Quando precisei renovar minha residência em 2023, após 5 anos do meu primeiro NIE, estava inclinada a fazê-la pelo arraigo familiar e por isso solicitei meus antecedentes penais com a Espanha Fácil, um serviço de assessoria para brasileiros residentes na Espanha. No fim das contas, acabei optando por renovar minha residência pelo proceso de familiar de comunitário (que explico mais abaixo), que é o processo que eu já conhecia, pois foi por meio dele que consegui a residência logo que cheguei à Espanha.
Para o caso do arraigo, não é preciso - e nem possível - solicitar a sua residência em algum consulado espanhol no Brasil. Ou seja: o processo deve ser feito diretamente na Espanha para o caso de cônjuges de espanhol. O que sim é altamente recomendável fazer é registrar o seu casamento ou união estável no consulado antes de fazer a sua mudança para a Espanha. A visita ao consulado é sempre válida para tirar dúvidas e providenciar documentações (como a Acta de Matrimonio, no caso de terem casado no Brasil e terem registrado o casamento no consulado).
Mas o que tudo isso significa, então? Significa que se uma pessoa que tem nacionalidade espanhola se casa com uma pessoa de nacionalidade brasileira enquanto ambas moram no Brasil, por exemplo, e logo ambas querem vir morar na Espanha, a pessoa brasileira deve viajar para a Espanha como se fosse fazer uma viagem normal a turismo, mas trazendo toda a documentação exigida para a residência.
Basta explicar na entrada à Espanha que você é cônjuge de espanhol e que pretende solicitar a residência após os seus meses de estadia de turista. Portanto, deixar à mão a documentação que comprove o seu vínculo familiar com o cidadão espanhol será essencial no momento de desambarcar na Espanha, assim fica fácil apresentá-lo ao policial de fronteiras.
Eu não vivi o procedimento do arraigo familiar em primeira pessoa pois, quando solicitei a minha residência na Espanha por ser casada com espanhol, o único trâmite existente que se encaixava na minha situação era a tarjeta de familiar de comunitario. Abaixo conto mais como foi consegui-la.
TARJETA DE FAMILIAR DE COMUNITARIO
- passaporte original e cópias de todas as páginas, mesmo as que estão em branco;
- 3 fotos (do tamanho usado no documento nacional de identidade espanhol - DNI);
- original e cópia do comprovante espanhol do vínculo familiar (Acta de Matrimonio, no caso de cônjuge) ou comprovante brasileiro do vínculo, apostilado e traduzido; atenção: esse documento não pode ter sido emitido há mais de 3 meses, senão será recusado!
- identidade (DNI) do cidadão espanhol;
- comprovante de ter adquirido um seguro de saúde particular "sin copagos";
- comprovante de renda familiar, demonstrando recursos suficientes para o cidadão espanhol e para os familiares sem cidadania que querem a residência (os familiares só podem ser filhos, cônjuge ou pais, e desde que esses últimos sejam dependentes. Ou seja: o cidadão espanhol não consegue garantir residência para pai ou mãe não dependente, nem para irmãos, sobrinhos, primos, tios etc).
Passado o prazo de 25-30 dias, é só ir à Extranjería (sem necessidade de cita), levar o certificado que foi entregue no dia das digitais e o passaporte para poder receber seu cartão. Atenção: a pessoa "dona" do NIE que precisa ir buscá-lo!
Para informações oficiais sobre a obtenção da permissão de residência na Espanha e do NIE, tanto no caso de cônjuge de espanhol(a) como em outros casos, acesse os seguintes sites:
Comentários
Postar um comentário