O que fazer na Sierra Nevada (Espanha)

A Sierra Nevada é uma das montanhas da Espanha que abre temporada de esqui no inverno, por isso acaba sendo um dos destinos mais visitados do país na estação mais fria do ano. Fica bem perto da cidade de Granada (menos de 45 km), na Andaluzia, ao sul do país.

A vista da Sierra Nevada proporcionada no ponto final da telesilla

Como qualquer destino de montanha nevada, quem mais aproveita o local é quem vai esquiar. Apesar disso, conhecer a Sierra Nevada também pode ser interessante para quem não pretende, não sabe ou não quer praticar o esporte. Se sua vontade é simplesmente ver neve e passar o dia, veja a seguir o que fazer na Sierra Nevada.

1 - Esquiar 

O objetivo principal de visitar o local é, obviamente, esquiar. A maioria das pessoas passam pelo menos uns 3 dias hospedadas em Padrollano, a vila com acesso direto à montanha. A hospedagem pode ser em luxuosos hotéis ou nas casas/apartamentos de temporada.

As pistas de esqui

Esse local é o ideal para os esquiadores pois, além de contar com infraestrutura de hospedagem, conta também com diversas lojas para alugar equipamentos e contratar instrutores.

Os preços são mais ou menos tabelados em todas as lojas de Padrollano, e há quem diga que alugá-los no caminho à Sierra (na estrada) pode sair bem mais barato. Para ter uma ideia dos valores praticados em Padrollano, confira o site de uma das lojas.

Lembrando que, além dos equipamentos, é preciso adquirir o forfait que dá direito ao uso da pista de esqui. Os preços ficam disponíveis no site oficial da operadora que atua na montanha.

2 - Telesilla

A telesilla é o que costumamos chamar no Brasil de teleférico, daqueles que são cadeiras. Na Sierra Nevada, as cadeiras são para até 2 adultos e são usadas, geralmente, para que as pessoas hospedadas na parte mais alta consigam subir e descer até a área comercial de Pradollano.

A telesilla

Quem passar o dia na Sierra Nevada pode optar por fazer esse passeio, que dura uns 20 minutos até o seu final, que é uma zona de acesso à montanha. Geralmente a área está fechada (pode ser acessada apenas por quem vai esquiar), mas ainda assim a vista vale a pena.

O valor é de 4,80 apenas ida ou volta, ou 6,50 ida e volta.

3 - Telecabina

A telecabina já é mais similar ao bondinho do Cristo do RJ. É fechada, para até 4 ocupantes, e leva até um dos cumes da montanha, até uma outra área comercial (bem menor que Padrollano, mas que conta com alguns locais para comer).

Telecabinas para acessar pontos mais altos da montanha

As vistas são bem mais interessantes do que as da telesilla, mas o preço também é mais caro: 17,80 por pessoa. Geralmente, é usado pelos esquiadores para subir a zonas melhores para esquiar.

4 - Trenó

O trenó está disponível para ser alugado em qualquer uma das lojas de Pradollano. O preço na alta temporada costuma ser de 10 por dia. Alugar o trenó pode ser uma das opções que mais compensam, pois ele pode ser divido por 2, 3 ou até 4 pessoas e pode ser usado quantas horas você quiser.

Uma das poucas áreas livres com neve que foi possível acessar em 28.02.2019

Mas uma coisa sim vale a pena confirmar antes de alugá-lo: verificar se há zonas livres com neve suficiente para usá-lo. Se é um ano de pouco frio, como foi o inverno de 2019, é bem provável que não haja neve suficiente e que o aluguel seja em vão (ou, você pode até usá-lo caso pague 10 por pessoa para estar meia hora na pista de acesso controlado).

5 - Trenó russo

A última atração disponível é o trenó russo, que é uma espécie de montanha russa cuja cadeira é um trenó. Ela custa 5 por viagem e é um brinquedo de caráter mais infantil.

Próximo ao local que dá acesso ao trenó russo, foi liberada uma zona de esqui após às 17h e as pessoas puderam brincar livremente na neve.

Comer na Sierra Nevada

A vila de Padrollano é bem servida de opções para comer: há desde resturantes com o típico "menú del día" espanhol (primeiro prato, segundo prato, pão, bebida e sobremesa), passando por hamburguerias, restaurante com pratos feitos, comida italiana, fast foods etc.

Para o local, os preços são mais baratos do que imaginava: o menú del día, por exemplo, pode ser encontrado na faixa de 10 a 13. 

Como chegar

A melhor forma de acessar a Serra Nevada é em carro ou ônibus (de excursão ou viagem). Quando a estrada está muito nevada, em alguns carros é preciso por pneus especiais ou correntes no pneu.

Para quem estiver em Granada, há opção de ônibus (Autocares Tocina) que sai da rodoviária da cidade e pára em Pradollano. O preço de ida e volta é 9.


Comentários

Postagens mais visitadas