Lugares curiosos para visitar na Espanha
Que a Espanha tem muitas cidadezinhas bonitas, todos já sabem. Aquela imagem dos povoados brancos com flores coloridas provavelmente vem à cabeça de muitos quando pensam no país, mas, como um bom destino turístico que é, a Espanha também investe em turismo temático para atrair os visitantes. Hoje, vou apresentar 2 povoados que ficam na Andaluzia e que contam com temáticas curiosas. Confira!
Pueblo Pitufo (Povoado dos Smurfs)
O nome verdadeiro do "Pueblo Pitufo" é Júzcar e ele fica em Málaga. A localidade ficou conhecida como povoado dos Smurfs porque foi usada para promover a estreia do filme na Espanha. Mas antes mesmo de que o filme dos Smurfs fosse lançado, Júzcar já chamava a atenção pela decisão que foi tomada pela prefeitura, em algum momento, de pintar TODAS as casas em tons de azul.
Quando o filme foi lançado, figuras gigantes dos Smurfs foram colocadas na cidade, além de pinturas que remetem ao filme terem sido feitas pelas paredes. Como o local passou a atrair muitas famílias com crianças pequenas, instalaram também algumas atrações infantis, como brinquedos de parquinhos e uma tirolesa.
Fora os 50 tons de azul e os Smurfs espalhados em cada canto, Júzcar não tem muito mais a oferecer. A maioria dos turistas fazem o chamado "turismo de paso", ou seja: turismo apreciativo, apenas passeiam pelo local, fotografam e em seguida vão embora. Se querem comer algo, há um bar na cidade. Se querem comprar algo, há uma loja de souvenirs.
A visita a Júzcar vale a pena se, por exemplo, você já estiver visitando a região onde o povoado se localiza, que é a região conhecida como "Serranía de Ronda". Ronda é a principal cidade turística dessa região e nessa cidade sim vale a pena ficar uns 2 ou 3 dias. Como Júzcar fica em uma região serrana, é preciso ter cuidado no caminho até lá (que provavelmente será feito de carro) pois a estrada de acesso, além de estreita, é cheia de curvas e pode ser perigosa em alguns trechos.
Pueblo de Embrujo (Povoado Enfeitiçado/das Bruxas)
A primeira lição sobre este povoado (cujo verdadeiro nome é Soportújar e fica em Granada) é: não caia na tentação de visitá-lo em outubro. Com a coisa do Dia das Bruxas, a afluência de gente é enorme e o local simplesmente não dá conta de tantos turistas. Para conseguir aproveitar todos os cenários do povoado, que são super instagramáveis, e conseguir fazer fotos decentes, vá em qualquer outro momento do ano.
Soportújar tem uma pegada bastante parecida à de Júzcar: a grande motivação em visitá-lo é para andar pelo local e tirar fotos. Há um pouco mais de opções de lojinhas e bares/restaurantes, e é bom tentar reservar com antecedência caso visite a localidade em feriados, férias ou na época do Halloween.
Assim como Júzcar, Soportújar encontra-se numa região de serra (no Parque Natural da Serra Nevada) e o acesso não é dos mais fáceis. É preciso ter bastante cuidado durante o trajeto de carro. E assim como recomendado anteriormente, vale a pena visitar Soportújar se você já estiver planejando uma visita a essa região (à Serra Nevada).
Como chegar
Uma cidade de referência próxima a Júzcar é Ronda, mas não encontrei nenhum transporte público que leve até lá. Portanto, é preciso usar transporte privado.
Quanto à Soportújar, a cidade de referência mais próxima é Lanjarón, de onde é possível pegar um ônibus da empresa Alsa caso não tenha transporte próprio.
Leia mais sobre destinos turísticos na Espanha acessando aqui todos nosso posts sobre o país.
Comentários
Postar um comentário