Férias na Espanha: Almería, um destino barato

Na primavera de 2017 tivemos 15 dias de férias na Espanha e decidimos passar 4 dias em Almería, província na região da Andaluzia.


Letreiro de Almería, Andaluzia, Espanha
Letreiro com o nome da cidade 


A ideia foi usar a capital como base (leia sobre o hotel aqui), programar passeios no local e visitar também o Cabo de Gata, um parque natural com praias belíssimas que fica próximo à capital. Os planos mudaram um pouco quando percebemos que conhecer a capital seria mais rápido do que imaginávamos, então decidimos incluir no roteiro a cidade de Roquetas de Mar, que também fica bem próxima à Almería.

Almería capital

Viajar para Almería é uma boa opção para quem busca um destino econômico. Grande parte das atrações da cidade são gratuitas para visitação, inclusive a Alcazaba, local que mais faz sucesso entre os turistas (leia as opiniões no TripAdvisor).

A única questão a respeito dessa atração é que ela se localiza em um bairro bem periférico da cidade, então é mais recomendável uma visita em grupo, com guia ou excursão. Aventurar-se a dois ou sozinho pode ser um pouco desagradável. 
Justamente por isso não subimos até essa fortaleza, porém tivemos a chance de contemplá-la a partir do Cerro San Cristóbal (que também fica na periferia da cidade, mas é de acesso mais fácil).

vista de Almeria
Vista da cidade e do mar a partir do Cerro San Cristóbal

Alcazaba de Almeria
A Alcazaba

Cerro de San Cristóbal em Almeria, Espanha
Os restos de muralha da época muçulmana no Cerro San Cristóbal

O Cerro San Cristóbal e a Alcazaba estão em um bairro próximo ao centro, e dá para combinar uma visita que passe por esses dois pontos primeiro e que depois se concentre nas atrações da área central, como a Catedral e a Rambla.

catedral de Almeria, Espanha
A entrada principal da Catedral e as palmeiras gigantes 


Quem quiser acessar a praia, pode caminhar até o final da Rambla para chegar ao porto. À esquerda do porto fica o Cabo Inglês (uma espécie de ponte) e abaixo dele começa o caminho para o Paseo Maritimo, que percorre toda a orla da praia. Na capital, a praia é larga, com uma boa faixa de areia grossa (pedrinhas) e é bem limpa (tanto areia, quanto mar).

Fim da Rambla e começo do porto de Almería
O fim da Rambla (para quem vem do centro) dá no porto de Almería.


Rambla de Almeria
A Rambla.

Praia em Almeria capital
Praia em Almería capital.

Paseo Maritimo de Almeria
O Paseo Maritimo vai do início ao fim da praia.

Ainda em Almería capital é possível conhecer o Mercado Central e o Paseo de Almería, avenida com boas opções de bares/restaurantes para café da manhã, almoço e jantar, além de concentrar as lojas de departamento mais populares da Espanha (Zara, H&M, Mango etc).

Próximo à Rambla, recomendamos o restaurante Chester Pub (de estilo americano, mas que também oferece pratos de culinária espanhola). Eles possuem um menu individual que combina bebida, prato principal e sobremesa a preço atrativo (em média, 8 euros), é muito gostoso e o atendimento é excelente.

menu do dia em Almeria, Espanha
Menus de costelinha de porco e frango assado no Chester

Cabo de Gata

Na província de Almería, uma grande atração é o Parque Natural do Cabo de Gata, uma área de preservação ambiental que engloba diversas praias, algumas até virgens.

Como viajamos de ônibus até Almería, e estávamos dependentes desse transporte, conseguimos visitar apenas um povoado chamado San José, que, apesar de pequenino, é bem estruturado para o turismo (com bares, restaurantes, oficina de informações, hotéis e casas de temporada). Os preços no local são um pouco mais altos do que na capital, pois muitos estrangeiros (alemães, franceses, holandeses...) escolhem esse destino turístico. O ônibus direto para o destino sai da estación intermodal da capital e, no povoado, pára no único ponto de ônibus existente.



casa de temporada no Cabo de Gata
Casas a beira mar em San José, acesso praticamente exclusivo a partes da praia

praia em São José, Cabo de Gata, Espanha
A parte central da praia em San José de Níjar

povoado de San José, Cabo de Gata, Espanha
As casinhas brancas características do povoado

Roquetas de Mar

Essa cidade é uma das mais turísticas de Almería; assim como o Cabo de Gata, é muito frequentado por estrangeiros, principalmente alemães. Porém, os espanhóis também marcam presença no local, principalmente famílias com crianças e os aposentados, que, como no Brasil, também adoram uma excursão por aqui.

E todo esse público é atraído pela bela e limpa praia que possui 8 km, hotéis com piscinas e vistas para o mar, além de diversas opções de restaurantes e serviços. De fato, em Roquetas há um centro comercial e grandes cadeias de lojas que não estão presentes na capital (como a maravilhosa Primark). 
Um ônibus sai da rodoviária intermodal de Almería com direção a Roquetas diariamente, em muitos horários, e a tarifa é de 1,95 euros. Em 30, 40 minutos ele te deixa na cidade.

Praia em Roquetas de Mar, Espanha
A estrutura em Roquetas inclui aluguel de quiosques, restaurantes na orla e hotéis com vista para o mar.

areia grossa comum em praias no sul da Espanha
A areia é grossa, com pedrinhas. A vantagem é que gruda menos na pele.

Mar Mediterrâneo em Almería, Espanha
O mar mediterrâneo, de cor azul forte e bem gelado.

Como já disse, se pudesse eu teria dedicado mais tempo da viagem ao Cabo de Gata, pois com certeza é o que mais vale a pena em Almería. Porém, para isso seria necessário ter um carro à disposição. Acredito que 4 a 5 dias na província são suficientes para aproveitar tudo o que ela tem de bom para oferecer.

Como chegar

localização de Almería no mapa da Espanha

Na capital há um aeroporto pequeno que recebe voos domésticos e dois voos internacionais (vindos da Inglaterra e da Bélgica). A companhia Alsa tem ônibus saindo das principais cidades da Espanha (como Madrid, Barcelona, Granada e Málaga) e que chegam a Almería. A estação de ônibus é conjugada com a de trem, por isso é chamada de intermodal, portanto usar os serviços da Renfe é outra opção.

Comentários

Postagens mais visitadas