Fim de semana no Rio de Janeiro e Niterói

No finalzinho de 2014, aproveitando uma passagem promocional da Gol (ida e volta por R$69,00), decidi finalmente conhecer o destino que todo estrangeiro que se preze vai perguntar a um brasileiro se ele já conhece: o Rio de Janeiro.

Parti com meu namorado (atual marido) de São Paulo no fim da tarde de uma sexta e retornamos no fim da tarde de domingo. Para passar o fim de semana no Rio de Janeiro, nos hospedamos com uma amiga que estava morando em Niterói.

Deslocamento Rio x Niterói

A locomoção do Rio a Niterói é bem fácil: do aeroporto Santos Dumont é possível ir andando até a Praça XV (em média 15 min), que fica no centro do Rio e é de onde sai a barca para com destino à Arariboia, no centro de Niterói (custa R$4,80 por pessoa).

Quem quiser/precisar pode pegar um táxi no aeroporto e atravessar a famosa ponte de carro, ou também não de ônibus (não é muito difícil, há um ponto com linhas para Niterói na avenida em frente à saída aeroporto Santos Dumont).

Chegamos em Niterói umas 18:30 e a noite fomos a um lugar chamado "Cantareira", uma praça cheia de barzinhos e que fica bem próxima a umas das unidades da UFF (Universidade Federal Fluminense). Do centro de Niterói até lá dá para ir e retornar facilmente a pé.
De dentro da barca, ao fundo a ponte Rio-Niterói

Cidade maravilhosa: centro, Copacabana e Urca

O sábado foi dedicado totalmente à capital Rio de Janeiro. Não fizemos alguns "passeios obrigatórios", como o Cristo e o Pão de Açúcar, mas mesmo assim aproveitamos bem a cidade.

Chegamos de barca às 10h da manhã e retornamos a Niterói praticamente na última barca, às 11h30 da noite!

Pela manhã fizemos um tour pelo centro histórico, passando por locais como a Praça XV, o Paço Imperial, a Rua do Ouvidor, a Travessa do Ouvidor, Confeitarias Colombo e Cavet, Whiskeria Gouveia, antiga Sé, Pharmacia Granado… conhecemos muitos lugares e muitos fatos históricos interessantes, já que uma grande amiga historiadora nos presenteou com uma visita guiada pelo centro da cidade.

Foram por esses degraus que Dom João desembarcou no Rio em 1808. Antes de ser aterrado, o mar chegava até aqui.

A Travessa do Comércio relembra os tempos da escravidão no Brasil. O centro do Rio era conhecido também como "pequena África" pela quantidade de negros presentes ali.

A casa onde morou Carmen Miranda, na Rua do Comércio.

A igreja da Sé por dentro e por fora. Havia uma passagem secreta do Paço Imperial (que fica ao lado), onde morou a rainha Maria Louca, assim ela não precisava sair na rua para ir à igreja.

Quando pisamos no Rio, começa a tocar na nossa cabeça as músicas de grandes nomes do samba e da MPB.

A chegada da família real foi positiva para a urbanização da cidade, na época foram criados o Teatro Municipal e a Biblioteca Nacional, por exemplo.

Durante a tarde fomos à Ipanema e Copacabana (não podia faltar!), e vimos o show do por do sol no Arpoador (é lá que as pessoas batem palma para o sol após ele se por).

Realmente o por do sol no Arpoador é digno de palmas.

Drummond em Copacabana.

Mar lindo e gelado em Ipanema.

A vista da Baía de Guanabara a partir da Urca. O pontinho brilhante na montanha é o Cristo Redentor.

À noite fomos à Urca, rodeamos a Baía de Guanabara e encerramos com um jantar na Garota da Urca (picanha no rechaud que serviu bem 5 pessoas - com uma bebida cada pessoa, saiu R$29,00 por cabeça).

Picanha no rechaud do Garota da Urca

Niterói

Mesmo cansados por conta do passeio no dia anterior, no domingo acordamos cedo e pegamos, no centro de Niterói, a linha 38 em direção à Itacoatiara, uma das praias da cidade.

Valeu super a pena! A praia estava com pouca gente e é muito bonita e preservada. Tem pouca estrutura em termos de aluguel de cadeiras, guarda-sol ou quiosques para comer/beber, as pessoas costumam levar seu "acampamento" para as horas que passarão na praia.

A bela e tranquila praia de Itacoatiara, em Niterói.

Na hora do almoço retornamos à cidade e nos preparamos para a viagem de volta a São Paulo.