Verão em Positano e Costa Amalfitana

A Costa Amalfitana foi uma das regiões que incluímos no nosso roteiro de 10 dias na Itália no verão de 2023 e foi, com certeza, a parte mais bonita dessa viagem. A cidade estrela da região, que por sorte conseguimos visitar, é Positano. Além dela, estivemos também por Vietri sul Mare e por Salerno (esta última foi a cidade onde nos hospedamos). Abaixo conto um pouco sobre cada um desses locais.

A beleza da famosa Costa Amalfitana


Salerno

Salerno nem sempre é uma cidade considerada no roteiro de quem pretende fazer uma rota pela Costa Amalfitana, já que ela fica mais afastada de Amalfi ou Positano. Mas, essa cidade também integra a região da "Costiera" - como dizem os italianos - uma vez que toda essa zona se localiza justamente no chamado Golfo de Salerno. 


Porto e Marina de Salerno

Ao pesquisar as possibilidades de hospedagem na Costa Amalfitana, vimos que Positano e Amalfi, as cidades mais bonitas e famosas da região, mostraram-se impraticáveis no verão, sobrando como opções mais viávies buscar estadia em Sorrento ou em Salerno. 

Sorrento também tinha preços um pouco altos por estar muito visada não somente pelos que querem visitar a Costiera, mas também por aqueles que querem ir a Capri. Portanto, Salerno se mostrou como uma opção viável de hospedagem na Costa Amalfitana, pois, ainda que fique mais distante das cidades mais turísticas da região, está facilmente comunicada com elas de ônibus (ao menos em teoria) ou de barco. 

O que ver em Salerno

Salerno é uma importante cidade portuária, o que faz dela um local bem movimentado. Por outro lado, como consequência disso, a cidade - que tem uma praia pequena na zona central - tem águas poluídas, com um visual completamente diferente do azul claríssimo das demais cidades da Costiera. Assim sendo, Salerno não é boa opção para ir à praia, mas é uma excelente zona se você busca variedade de locais para comer, se hospedar e para fazer compras.

Na cidade, a principal atração é o Castelo de Arechi, que fica numa zona de serra e pode ser acessado de ônibus ou de carro. A entrada vale somente 4 euros. No local há um restaurante que atende com reserva e que tem excelentes vistas da cidade. Outro lugar de interesse é o Duomo di Salerno ou Catedrale de San Matteo, que fica no centro e cuja entrada é gratuita.

Onde comer em Salerno

Salerno tem muitas opções de restaurantes, principalmente nos arredores da Corso Vittorio Emanuelle e em toda a zona do centro que se expande de la Piazza Libertá até a estação de trem. A parte interna da avenida que fica à beira-mar (SS 18 Tirrena Inferiore) também é uma excelente zona para comer. 

Excelentes pizzas no restaurante Funiculì em Salerno

Nosso restaurante favorito em Salerno, entre os poucos que conhecemos, foi o Funiculì, que foi um dos restaurantes italianos mais autênticos em que estivemos em todos os destinos da nossa viagem. Nele é possível comer desde a tradicional pizza à moda napolitana até pratos de massa e carne. A atenção do proprietário também foi nota 10 e ele fez de tudo para se comunicar com a gente em inglês ou espanhol, para compensar a nossa falta de domínio do italiano. Além de tudo, os preços da comida eram muito atrativos (pizzas, por exemplo, a uma média de 7-8 euros).


Dia de praia em Positano e Vietri sul Mare

O mais comuns aos viajantes que vão à Costiera é ter uma cidade de base onde dormir todos os dias e fazer viagens do tipo "bate e volta" para conhecer as cidades mais turísticas da região (como Amalfi ou Positano). 

A visita às cidades da Costiera serve não somente para apreciar a sua bela paisagem, mas também para aproveitar as lindas praias de água azul. Por isso que, antes de falar mais sobre as duas cidades que visitamos, vou deixar alguns comentários relevantes sobre a experiência de ir à praia na Itália. 

Peculiaridades sobre ir à praia na Itália

A primeira coisa a se saber é que as praias italianas - não foi somente na Costiera, mas também em Nápoles que vimos isto - são dominadas pelos beach clubs (que, em italiano também são conhecidos como lidos ou bagnos). 

Isso significa que, se você quiser ficar sentado nas espreguiçadeiras com guarda-sol disponíveis na praia, terá que pagar uma taxa diária a algum quiosque ou restaurante à beira-mar, que são os locais autorizados a oferecer esse tipo de serviço. Os preços para alugar as cadeiras com guarda-sol varia dependendo de em qual cidade você estiver. 

Em Positano não chegamos a alugar, mas vi depoimentos de pessoas que pagaram de 50 a 80 euros por dia. Em Vietri Sul Mare conseguimos encontrar 1 cadeira + guarda-sol por 10 euros

De todas formas, se a sua ideia é passar apenas algumas horas na praia, e não o dia todo, você pode tentar ficar na zona livre da praia, onde não paga nada e pode ficar tranquilamente com a sua toalha. Mas saiba que essa parte livre costuma ser menos "nobre" e, obviamente, costuma estar lotada.

Zona livre na Spiaggia Crestarella en Vietri Sul Mare

Outros dados importantes a se saber sobre as praias na Itália são algumas características do mar. A temperatura da água é, via de regra, fria, a não ser que aconteça com você o mesmo que aconteceu conosco, que foi visitar a zona em ano de El Niño, quando o mar fica atípico e mais agradável nesse sentido. 

Outro ponto relevante é o fato de as praias serem quase sempre de pedra e não de areia, o que dificulta andar ou entrar no mar descalço. Por isso, o ideal é usar um sapato para água para conseguir andar dentro e fora do mar sem se machucar.


Positano, a cidade imprescindível

O motivo principal que leva as pessoas à Costiera Amalfitana é, com certeza, Positano. Essa cidade charmosíssima é realmente de visita obrigatória. Não há um cantinho ou esquina que não seja bonito. E, para completar, há o mar extremamente azul que contrasta com a areia escurecida, o que destaca ainda mais o tom da água. 

Spiaggia Grande, Positano

O único "porém" de Positano é que, ao estar em região serrana, ela conta com muitas escadas - mas muitas mesmo! No geral os turistas se concentram mais na parte alta, de onde podem ter excelentes vistas das praias e onde fica a maioria das lojas e restaurantes. Mas se você for no verão e não quiser perder a oportunidade de nadar no mar, saiba que inevitavelmente vai ter que descer (e depois subir) vários degraus.

As duas praias principais de Positano são a Spiaggia Grande - aquela com guarda-sois e cadeiras de listras coloridas que dominam os Instagram Reels feito por qualquer um que vai à cidade - e a Fornillo, que é menos "óbvia", já que demanda uma caminhada pela cidade, e na qual, se você der sorte e chegar cedo, pode até encontrar um bom espaço vazio na zona livre.

Fornillo, Positano

Além de poder curtir a praia, outra excelente atividade em Positano é fazer compras de roupas e outros produtos artesanais, além de degustar pratos, doces, sorvetes e tudo de excelente que a culinária italiana tem a oferecer. E como não poderia deixar de ser, é uma cidade fantásticas para muitas e muitas fotos.

Uma boa idea se você pretender passar um dia inteiro em Positano é deixar tudo de mais importante reservado com antecedência, desde a cadeira e guarda-sol (se decidir alugá-los), até o estacionamento (se for de carro) e os restaurantes. Para alugar as cadeiras, geralmente os beach clubs disponibilizam essa possibilidade online, basta pesquisar os que existem nas praias da cidade e realizar o processo. 

Para restaurantes, sites como The Fork ou Open Table contam com alguns da zona que são possíveis de reservar. Nós conseguimos reservar o C´era una Volta pelo Open Table com umas 3 semanas de antecedência ao dia que iríamos. A comida não foi nada surpreendente, mas de forma nenhuma foi negativa. Depois de subir tantas escadas durante o passeio por Positano, ter a certeza de que teríamos um lugar onde comer, e ver uma mesa de comida bonita e saborosa a nossa frente, realmente nos confortou.

Almoço no C´era una Volta, Positano


Como visitar Positano (e outras cidades da Costa Amalfitana) saindo de Salerno

Há dois transportes recomendados para sair de Salerno e dirigir-se às demais cidades da Costa Amalfitana: o ferryboat e o ônibus. Nós optamos pela segunda e, apesar de ser a opção mais econômica, me arrependi amargamente de tê-la escolhido. E não foi por falta de aviso, já que tinha lido muitos e muitos blogs que recomendavam usar o ferryboat e não o ônibus. Mas, ao viajar com mais gente, a opção mais econômica foi a que democraticamente venceu quando decidimos nos mover pela zona.

Ônibus da Sitasud

Na teoria, percorrer a Costiera de ônibus (tem que ser os ônibus da Sitasud) parece ser uma maravilha. Funciona asssim: há um bilhete que custa 10€ por pessoa e permite usar quantos ônibus você quiser durante 24h. Isso signifca que você pode descer na praia que quiser e ir para o seguinte destino enquanto houver ônibus rodando naquele dia. 

Os ônibus da Sitasud saem de Salerno e vão até Amalfi (Linha 5070), passando por cidades como Cetara, Maiori, Minori e Atrani. Chegando em Amalfi, se quiser ir a outras cidades como Fiordo di Furore, Ravello, Praiano, Positano ou Sorrento, será preciso fazer uma baldiação e pegar outro ônibus (Linha 5120) que segue o percurso. 

Linha 5070 de Salerno a Amalfi

O que há de errado então em usar o Sitasud? Primeiro que os ônibus lotam demais e muito provavelmente você terá que esperar o próximo, ou o seguinte (ou até o que saia depois desse!) para conseguir embarcar. Além disso, o trajeto de somente 25 km de Salerno a Amalfi, por exemplo, dura 1h ou mais, já que a estrada é numa serra íngreme e alta, o espaço é estreito e não é incomum haver trânsito ou que os ônibus tenham que fazer manobras surreais. Com isso, não dá para confiar muitos nos horários divulgados pela empresa, uma vez que os percalços na estrada geram atrasos nos horários de saída e chegada dos ônibus. 

Se você estiver com um orçamento apertado e tiver que insistir no ônibus, a melhor dica que posso dar é que tente embarcar nele no ponto inicial do trajeto, que fica em frente à estação de trem de Salerno. Na volta, inevitavelmente você vai embarcar no ponto inicial também, pois há apenas uma parada na maioria das praias da Costa Amalfitana. 

Se for de ônibus Sitasud, tenha a consciência de que provavelmente não conseguirá pôr em prática essa linda ideia de ir descendo em uma praia e depois pegar outro ônibus que passe para visitar outro lugar. O ideal será pegar o ônibus de ida e já descer onde você quiser passar o dia e depois entrar na fila para pegar o da volta e descer no lugar da sua hospedagem. Não se arrisque a pegar o último horário do Sitasud na volta pois as chances de não embarcar são altas.

E como eu compro o bilhete do ônibus Sitasud? O mais garantido é comprá-los em qualquer loja de cigarros, as chamadas Tabacchi o Tabaccheria. Outros tipos de lojas também costumam vendê-lo, mas o mais garantido é obtê-lo nesse tipo de comércio.


Vietri Sul Mare, uma opção mais tranquila na Costiera

Após nossa experiência demorada e cansativa de chegar de Salerno a Positano e de fazer o caminho de volta, no dia seguinte decidimos tentar alguma cidade mais próxima, já fosse novamente com o ônibus da Sitasud ou de ferryboat. Por sorte, vimos que ao lado de Salerno havia uma cidade chamada Vietri Sul Mare que podia ser acessada com outros ônibus (não o da Sitadus, mas sim algumas linhas de urbanas de Salerno) ou até mesmo de trem! 

Centrinho de Vietri Sul Mare

Decidimos usar o trem saindo pela estação cental de Salerno e comprando o bilhete na hora. 

Rapidamente estávamos em Vietri, uma cidade que é considerada a capital italiana da cerâmica. Enquanto em Positano há algumas lojas icônicas deste produto, em Vietri há lojas desse tipo para todos os lados. A zona da cidade onde se desce desde a estação de trem (via um elevador) ou onde o ônibus urbano de Salerno faz a sua parada é justamente o centrinho que concentra essas lojas de artesanato e alguns restaurantres.

Dali, para chegar à praia de Vietri (Spiaggia Crestarella) será necessária uma caminha de uns 10 minutos descendo na cidade ou, se tiver ido de ônibus, você poderá pegar um segundo transporte, imcluido no preço, que será um miniônibus ou van de Vietri que desce até a zona da praia. Vietri, apesar de menos badalada que Positano, também segue a lógica das praias italianas em que há que pagar para sentar nas cadeiras oferecidas pelos restaurantes, mas os preços são mais baixos do que em Positano (em média, 30 euros para duas pessoas).

Nós decidimos que ficaríamos na zona livre da praia e tivemos a grata surpresa de encontrar um quiosque chamado Bar da Giò que oferecia 1 cadeira e guarda-sol por 10 euros. 

Além do centrinho e da zona de praia, uma atração em Salerno é a Casa Colorate, que anda aparecendo também em várias Instagram Reels. Ela fica bem pertinho do Bar da Giò (localização aqui).


Ir a Vietri Sul Mare saindo de Salerno de trem ou ônibus urbano 

Vietri e Salerno são as únicas cidades da Costa Amalfitana em que o trem está presente e a viagem com esse tipo de transporte de uma cidade à outra dura menos de 10 min e vale apenas 1,30 euros. 

Mapa do metrô de Salerno

Se optar por usar o ônibus urbano de Salerno, as linhas 1, 4 e 9 te deixarão em Vietri por 1,50 euros. Na verdade, esse preço permite usar quantos ônibus urbanos de Salerno você precisar durante 90 min e, se você precisar usar algum microônibus/van dentro de Vietri para descer do centro até a zona da praia, poderá usar o mesmo bilhete. 


Ônibus urbanos de Salerno

Assim como o bilhete da Sitasud, o bilhete para esses ônibus urbanos (que são operados pela Busitalia) podem ser comprados em tabacarias.


Outros transportes pela Costa Amalfitana

Ferryboat

Faça um favor para você mesmo e guarde orçamento suficiente para usar o ferryboat caso vá à Costa Amalfitana no verão e se hospede em Salerno ou Sorrento.

Ferry em Amalfi

O preço desse transporte varia de 9€ a 15€ por pessoa e por trecho, dependendo de qual cidade você quiser visitar. Para ir de Salerno a Positano, por exemplo, cada pessoa gastaria 15€ na ida e 15€ na volta. Para ir de Salerno a Amalfi, por exemplo, cada pessoa gastaria 10€ na ida e 10€ na volta (valores viagentes em 2023). Apesar de ser bem mais caro que o ônibus, o investimento vai valer muito a pena pois o ferry é enorme e nunca lota; além disso, é um transporte muito rápido, que te deixa em Amalfi em uns 35/40 min e em Positano em 1h +-. A paisagem vista do ônibus é bem bonita, mas a vista a partir do mar, de dentro do barco, também deve ser ótima. 

A maior desvantagem que vejo em usar o ferry, além do preço, é o fato de que você fica obrigado a passar o dia inteiro na mesma cidade. Mas, como já vimos pela experiência com o ônibus, não tem como fugir muito dessa realidade.

Moto ou carro

Usar transporte próprio costuma ser uma opção muito tentadora quando viajamos. Na Costa Amalfitana, a única opção de transporte próprio que vejo viável na alta temporada é a moto. O preço para alugar as famosas vespas varia de uns 60€ a 100€ por dia para 2 pessoas (30€ a 50€ por pessoa). Em Salerno, existe mais de uma loja de aluguel de vespa e por toda a Costiera não é difícil achar esse tipo de veículo para alugar. 


Vespas para alugar


As vantagens de deslocar-se com moto é a total liberdade para visitar quantas cidades quisermos. Porém, é preciso ter em conta que haverá grandes desvantagens como o fato de ser uma opção mais cara do que as outras, e, principalmente, o fato de que nem sempre há local para estacionar nas cidades da Costiera (mesmo os estacionamentos pagos costumam lotar, e os estacionamentos públicos são bem poucos e quase sempre destinados aos moradores).

Quanto a alugar carro, essa NÃO é uma opção na região na alta temporada! Primeiro porque não tem onde estacionar gratuitamente, é preciso chegar cedo para estacionar mesmo em estacionamento pago, o preço do aluguel do carro é muito caro e o preço do estacionamento é ainda mais absurdo.


Quer saber mais sobre o nosso verão na Itália? Então leia agora mais informação sobre nosso roteiro!


Comentários

Postagens mais visitadas