Intercâmbio no México - Parte III - Aguascalientes



Passei 3 meses na menor capital do menor estado do México: Aguascalientes, cravada exatamente no centro do país. Neste post, indico os lugares que mais gostei de conhecer por lá durante meu intercâmbio no México.

Feria Nacional de San Marcos

Aguascalientes sedia, anualmente, a Feria Nacional de San Marcos. Com 185 anos de história, atualmente é a feira mais importante do México, recebendo mais de 8 milhões de visitantes durante os meses de abril e maio.


Com certeza essa é a época que mais vale a pena visitar a cidade. A Feria é muito atrativa: comidas típicas, parque de diversões, baladas (que eles chamam de antros), espetáculos musicais e shows, venda de diversos produtos, além de atividades na Plaza de Toros (mas essa parte eu, particularmente, não gosto). É um megaevento que pára a cidade (os estudantes têm até férias nessa época) e atrai gente de todo o país.

Museo Nacional de la Muerte

O Museo Nacional de la Muerte fica no centro da cidade e eu o visitei em um domingo, quando a entrada é grátis. 



O maior símbolo da morte, no México, são as caveiras, e esse museu te ajuda entender um pouco melhor o que ela representa, bem como suas origens. Uma caveira conhecida por qualquer mexicano chama-se Catrina, personagem inventada por Guadalupe Posada, artista que vivia na cidade. Talvez por isso tenham tido a ideia de montar um museu da morte justamente em Aguascalientes.



Os povos pré-hispânicos, como os maias e astecas, acreditavam que quando uma pessoa morria, ela evoluía espiritualmente e chegava mais perto dos deuses, é por isso que havia muitos rituais de sacrifícios humanos nessas culturas. 


Eles acreditavam, ainda, que a morte era essencial para o ciclo da vida, uma vez que pensavam que novos seres humanos só poderiam nascer se os que estivessem vivos morressem.


Centro Histórico

O centro de Aguascalientes é atrativo por sua arquitetura colonial, seus bares, cafés e restaurantes. Ali está a Catedral, a Exedra (coluna que marca o centro do país) e o Jardim de São Marcos, um dos parques mais bonitos da cidade. Quando acontece a Feria, algumas partes do centro são ocupadas por atrações do evento. 

A Exedra apresenta, no topo, a águia com a serpente, símbolo estampado na bandeira mexicana.



O centro é ótimo para conhecer a gastronomia local: por lá você pode tomar uma michelada (cerveja com suco de tomate). 

Além disso, é no centro que se encontra a maior parte do comércio e serviços da cidade, e por lá estão as tão procuradas lojas de souveniers.

Quer ver mais fotos de Aguascalientes? Tem várias no meu Flirck.


Comentários

Postagens mais visitadas