De trem na Espanha: rumo à Córdoba

Visitamos Córdoba em pleno inverno, pois a ansiedade em conhecer essa cidade (tão bem falada e querida pelos andaluzes) estava grande! Estou dizendo isso porque, após terminar o sábado agradabilíssimo que passamos por lá, fiquei imaginando como deve ser tudo ainda mais lindo na primavera, porque já era lindo no inverno e com pouca flor aberta.

Primeira viagem de Renfe

A viagem foi ainda mais "emocionante" porque foi a primeira vez que viajamos de trem na Espanha, a rede de trens aqui se chama Renfe. Em outras viagens pela Europa tínhamos usado somente metrô, ônibus, avião e até ferryboat, então essa foi nossa estreia no trem. E aprovamos! Definitivamente pretendemos usá-lo mais, principalmente para distâncias médias e longas.

De Sevilha ou Madrid a Córdoba há, inclusive, o trem de alta velocidade (AVE), com viagens que duram de 1h a 2h. Comprando com antecedência dá para encontrar bons preços.

Nosso roteiro pela cidade

Compilei informações em diversos blogs e sites de dicas de viagem para montar o roteiro que íamos fazer. Como fizemos bate e volta, tivemos que escolher os locais que achássemos que realmente valeriam a pena.

Saímos de Jaén às 6h e pouco e chegamos à Córdoba às 8h30. A maioria das atrações começa a funcionar entre 9h e 10h, portanto tomamos um café da manhã tranquilamente, próximo ao bairro da Judería, e de lá começamos nosso passeio.

Judería

Esse é um bairro muito charmosinho e que, como o próprio nome já diz, concentrava a população de judeus que viviam na cidade. Córdoba tem uma cultura muito rica pois foi habitada por diversos povos e culturas; por lá, judeus, árabes e cristãos conviveram de forma harmônica por anos, e antes deles estavam o visigodos. A arquitetura da cidade revela a influência de toda essa gente.

Na Judería as ruazinhas são estreitas, as paredes branquinhas com vasos de planta pendurados, há resquícios de uma sinagoga que pode ser visitada gratuitamente e há muitíssimos bares e restaurantes. Em Córdoba, diferentemente de Jaén, as tapas são cobradas a parte (em Jaén você pede bebida e vem uma porçãozinha de comida de graça).

O local aparenta muita tranquilidade, e como fica cercado pela antiga muralha da cidade, parece um condomínio fechado.

A muralha e uma das entradas da Juderia

Casinhas brancas

Ruas estreitas

E lindos pátios com vasinhos. Na primavera devem encher os olhos!

Antiga Mesquita, atual Catedral de Córdoba

Popularmente conhecida como Mesquita-Catedral, durante a visita guiada da qual participamos (organizada pela Civitatis) aprendemos que o mais indicado é se referir ao local como antiga Mesquita, atual Catedral já que, apesar de arquitetonicamente ser em grande parte uma Mesquita, o culto praticado hoje em dia é católico, e há algum tempo o local foi modificado internamente para abrigar essa religião - e para deixar registrada a reconquista cristã dos territórios que haviam sido invadido pelos mouros.

Essa mistura surreal faz desse local único no mundo e faz valer a entrada de 10 euros. Para mim, pelo menos, foi uma surpresa deixar-me guiar pelos arcos árabes e, de repente, ver surgir, no meio do prédio, elementos barrocos e renascentistas tipicamente presentes na arquitetura religiosa europeia.

A compra de ingressos pode ser feita na hora. Há máquinas para autoatendimento que aceitam tanto dinheiro quanto cartão, ou você pode comprar na bilheteria e pegar uma filinha (mas acho que preços promocionais, como estudante, idoso etc. tem que ser na bilheteria). Córdoba é muito turística e sempre lotada. Na hora de entrar na Mesquita-Catedral também costuma ter fila.

A torre católica e os arcos árabes. Já de fora é perceptível a intersecção de culturas.

Os arcos brancos e vermelhos que permeiam a maior parte do espaço

A riqueza e beleza dos entalhes...

... dos vitrais...

... e dos detalhes

E de repente, uma catedral incrustada no meio da mesquita!

Alcázar de los Reyes Cristianos

Esse local serviu de palácio para os reis Fernão de Aragão e Isabela de Castela na época em que a Espanha estava fazendo a reconquista dos territórios que tinham sido ocupados pelo árabes. Foi feito pelos espanhóis, ocupado pelos árabes, e finalmente reocupado e ampliado com a vitória dos reis cristãos.

O Alcázar é lindíssimo e conta com um jardim enorme que merece uma visita na primavera. A entrada custa 4 euros. É possível subir nas torres e ter uma bela visão do próprio jardim e de pontos principais da cidade, como a ponte romana, a Mesquita, a muralha e o rio Guadalquivir.

O jardim visto do alto do Alcázar

A ponte romana e o Guadalquivir

As carpas em um dos estanques do jardim

Jardins e inverno não combinam muito, mas mesmo assim gostei

Para programar melhor seus passeios, deixo a informação do site oficial de turismo da cidade: tabela de preços e horários dos monumentos e atrações de Córdoba.

Sobre a visitada guiada da Civitatis, que mencionei anteriormente, eles organizam uma visita "gratuita" que dura mais ou menos 2h e é muito boa, porém na hora você descobre que não é grátis, pois a guia informa que no final cada um contribui com o que considerar válido. A maioria das pessoas contribuiu com 10 euros por cabeça, e quem deu menos ganhou olhares de reprovação.