Úbeda e Baeza: cidades patrimônio da humanidade na Espanha


Úbeda e Baeza são duas cidadezinhas localizadas na província de Jaén, que fica na região da Andaluzia, na Espanha. Essas duas cidades são de grande relevância cultural e turística para a região pois são Patrimônio da Humanidade declarados pela UNESCO.


Os charmosos banquinhos de Úbeda garantem que você saiba onde está.

Esse título foi obtido devido à sua importância artística e arquitetônica, pois ambas cidades contam com conjuntos monumentais que são únicos representantes da arquitetura da época do Renascimento Espanhol.


Basílica de Santa María de los Reales Alcázares, a principal igreja renascentista de Úbeda.

Visita combinada, e uma esticada em Jaén capital

Como estão separadas por apenas 10 km, é muito comum que o turista que visite uma cidade passe pela outra no mesmo dia ou vá a uma em um dia, e no próximo dia, à outra. Inclusive é possível adquirir bônus turísticos que garantem preços promocionais para visitar as duas cidades (há uma opção que também inclui a visita a Jaén, capital da província).

De Jaén até às cidades patrimônio da humanidade

Como vivo em Jaén, o acesso às duas cidades é muito fácil. Há um ônibus da empresa Alsa que sai da estación de autobuses da capital durante todo o dia e que, após 1h, para em Baeza e, 15 min depois, chega a Úbeda. Visitamos cada cidade em um dia diferente (Úbeda em novembro de 2016 e Baeza em fevereiro de 2017). As passagens podem ser compradas com antecedência ou alguns minutos antes do horário que você queira viajar, já que o ônibus costuma ter sempre lugar vazio. Custa 4 euros e pouco.

Nós pernoitamos em Úbeda, portanto tivemos dois dias para conhecer a cidade. Como Úbeda é maior que Baeza, talvez valha a pena ir direto para lá, visitar alguns ponto, dormir lá, usar metade do dia para ver o resto da cidade e depois ir a Baeza. Ou, se você começar por Baeza, que dá conhecer em metade de um dia, ir depois para Úbeda, onde você gastará a outra metade e mais um dia para conhecer.

Ainda há a opção de usar a cidade de Jaén como base da hospedagem, e fazer uma bate e volta às duas cidades em um só dia ou à cada uma em dias diferentes.

O que vimos em Úbeda

Uma opção válida em ambas cidades é usar o trem turístico (como um trem desses que são contratados no Brasil para aniversário de criança) com um guia que explica os principais pontos da cidade durante o percurso que é feito. Apesar de só termos usado o trem em Úbeda, que é maior e mais cansativa para conhecer andando, acho que em Baeza também vale a pena, principalmente pelas explicações do guia. Nas duas cidades o preço do trem é o mesmo (4 euros) e o passeio dura, em média, 30 minutos.

Em Úbeda, como já disse, há bastante coisa para ver. Segue a lista de onde conseguimos ir nos dois dias que estivemos lá:
  • Museu Arqueológico (Casa Mudéjar) - grátis para membros da União Europeia
  • Centro de Interpretação Olivar y Aceite (4 euros por pessoa e se aprende muito sobre o processo de plantação e colheita das azeitonas e fabricação do azeite de oliva)
  • Hospital de Santiago - grátis e um dos lugares mais bonitos da cidade
  • Iglesia de San Pablo (1 euro)
  • Iglesia de la Santisima Trinidad (grátis)
  • Iglesia de San Lorenzo (em restauração - grátis ou 2 euros para subir à terraça)
  • Capilla de San Andrés (para mim, o lugar mais bonito e imperdível de Úbeda)
  • Iglesia de Santa Maria (a maior igreja, também vale a visita e o uso do audioguia)
Interior da Iglesia de San Pablo.

Exterior da Iglesia de San Pablo. É possível visitá-la até às 20h ou 21h.

Antiguo Hospital de Santiago.

Detalhe do teto no Hospital de Santiago. Toda a arquitetura do local é rica em detalhes.

 Santisima Trinidad, onde o estilo gótico tardio é notório.

O Centro de Interpretação Olivar & Aceite tem instalações modernas e muito conteúdo para entender melhor sobre a produção do azeite de oliva, tesouro da província de Jaén.


Iglesia de San Lorenzo, em restauração. É charmoso ver o local "cru" desse jeito.

Se você subir à terraça da San Lorenzo terá uma visão única da cidade.

Os monumentos principais, que ficam na Plaza Vázquez de Molina, costumam ter preços mais caros, por isso talvez valha a pena adquirir o bônus turístico para conseguir ver todos eles.


Na Plaza Vázquez de Molina está o conjunto monumental principal de Úbeda. De lá que saem os trens turísticos.


Atrações visitadas em Baeza

Há várias "portas" que delimitam o casco antiguo de Baeza e que antigamente marcavam as direções para outras cidades importantes como Jáen, Úbeda ou Granada.

  • Antigua Universidad
  • Palácio de Jabalquinto, atual sede da Universidad Internacional de Andalucía (só por fora, já que fomos em um sábado e ele só funciona de segunda à sexta)
  • Igreja da Santa Cruz

Em Baeza, praticamente tudo se concentra no casco antiguo, próximo à catedral.


Anexo ao Palácio da Jabalquinto (atual Universidade Internacional de Andalucía) há o prédio de moradia estudantil.


O palácio tem características góticas, apesar de toda a cidade ser de caráter renascentista.



A Antigua Universidad é aberta a visitas e conserva algumas salas e até livros da época em que havia aulas no local.

As informações sobre os horários de funcionamento das atrações, bem como dos preços, pode ser obtida no site oficial de turismo das duas cidades. A informação costuma ser confiável, já que o site está sempre atualizado.

Come-se bem nas duas cidades

Em Úbeda há uma concentração de restaurantes rebuscados. Como era o fim de semana do meu aniversário, decidimos ir a um deles, o Asador de Santiago, onde comemos uma deliciosa carne de ternera a la plancha (similar à picanha no recheaud). O restaurante é de muito bom gosto, culinária de qualidade e bom atendimento. É claro que isso tem um custo, portanto esteja preparado para gastar em média 80 euros.

Em Baeza também visitamos um restaurante que tem boas recomendações dos turistas, o El Pájaro, onde comemos lombo de porco finíssimo acompanhado de ovos e pão, à moda andaluza, e tomamos uma taça enorme de Estrella DamnO ambiente também é muito bom e aqui recomendo reserva (demos sorte de chegar cedo para almoçar - leia-se antes das 14h, hora comum do almoço na Espanha - e por isso conseguimos mesa, mas a garçonete avisou que, como estavam com todas as mesas reservadas, até as 14h teríamos que mudar para o balcão - mas é claro que bem antes disso já tínhamos terminado).

Como chegar


Não há estação de trem nas cidades, mas há uma em Linares, que fica bem próxima, e depois dá para pegar um ônibus. De Jaén também é possível fazer a rota de ônibus, pela Alsa, mesma empresa que vai até Úbeda e Baeza se sua saída for de Madrid.

Comentários

Postagens mais visitadas