Férias na Espanha no verão: 4 opções de praia em Málaga

Só morando na Europa que realmente entendemos o valor do verão, esses 3 preciosos meses de bom clima, calor, céu azul e, o melhor de tudo, SEM CHUVA (pelo menos no Sul da Espanha). Para ser disfrutado em seu esplendor, o verão, com certeza, merece uma ou mais visitas à praia, e nesse quesito o Sul da Espanha é, novamente, excelente.

 Fim de tarde em Benalmádena

Das 8 províncias da Andaluzia, 5 têm praia: Almería, Granada, Málaga, Cádiz e Huelva. Hoje, quero falar de, provavelmente, a costa mais popular da região andaluza: a Costa do Sol de Málaga. Para isso, deixo listado 4 opções de praia em Málaga se você pretende passar férias na Espanha no verão e visitar a Andaluzia.

1. Benalmádena (e Torremolinos)

Essas duas praias são tão próximas que você nem nota que saiu de uma e entrou na outra quando vai andando pela avenida à beira mar que as conecta. Com certeza, Benálmadena e Torremolinos são duas das cidades mais movimentadas da Costa do Sol por 2 motivos: 

  • primeiro, porque em Benalmádena há um porto onde atracam barcos particulares, por isso muita gente se concentra ali;
  • e segundo porque Torremolinos, ao menos antes da pandemia, era o reduto das discotecas e festas, principalmente as focadas no público gay.

O porto de Benálmadena é considerado um dos mais bonitos do mundo pois os comércios e hotéis ao redor seguem uma arquitetura meio árabe, lembra um pouco o filme do Alladin. 

 
Porto de Benalmádena

Um ponto de atenção são os preços: como há muitos ingleses, alemães e outros europeus mais ricos que visitam o local, tudo fica um pouco mais caro. Aliás, ouve-se mais inglês que espanhol na boca das pessoas, até mesmo dos habitantes locais. No mais, ambas localidades têm praias espaçosas e estrutura total para turistas com muitas opções de restaurantes, bares, chiringuitos (quisoque de praia), aluguel de tumbonas (cadeiras alcochoadas com guarda-sol) a uma média 10 euros para o dia todo, chuveiros e banheiros gratuitos...

2. Fuengirola (e Mijas)

Minha visita a essa cidade de praia foi em plenas férias de agosto de 2021 e talvez por isso a minha impressão não tenha sido das melhores. Fuengirola é um destino bastante popular e massificado, principalmente na temporada alta, o que faz com que a cidade e as praias não fiquem exatamente em seu melhor estado. Mas nem tudo é desvantagem: justamente por ser um destino bem popular, há muita oferta de hotéis a bons preços com opções de meia pensão ou pensão completa (o que não é muito comum na Espanha), e com infraestrutura que conta com piscina, estacionamento etc. A cidade também tem ampla oferta de serviços (restaurantes, bares, lojas...).

A praia da qual mais gostei foi a dos Boliches, onde o mar é bem calmo e fica raso por vários metros, realmente é impressionante o tanto que precisamos andar dentro da água até que finalmente a água alcance mais do que a cintura.


O Porto de Fuengirola para barcos privados, o que também contribui para a massificação da cidade

Eu fiquei no hotel Las Palmeras, e apesar de antigo, recomendo. Há uma piscina e quase vale mais a pena passar o dia na piscina do que na praia. 

Para quem for a Fuengirola, vale a pena aproveitar a viagem e visitar um "pueblo blanco" que fica muito perto (8 km) chamado Mijas. O lugar é muito agradável e pode ajudar a relaxar um pouco da massificação da praia. Mijas é um local que dá para conhecer em metade de 1 dia, basta deixar-se levar pelas ruas cheias de casinhas brancas. A parte mais interessante do pueblo se concentra ao redor da Oficina de Turismo, onde se pode ver a típica decoração com vasinhos floridos espalhada pelas ruas e pode-se sentar num bar/cafeteria ou explorar as lojas de souvenirs. 


Calle Muros, Mijas, Málaga

Para fotos dignas de Instagram, não deixe de passar pelas calle de San Sebastián e pela Calle Muros rumo à Plaza de la Constitución.

3. Málaga capital


Na minha opinião, Málaga merece uma visita que não seja com o objetivo de ir à praia, pois é uma cidade muito bonita e com muitos monumentos e atrações culturais. As praias da cidade, como a famosa Malagueta, são bem urbanas e o resto da Costa do Sol talvez propricie uma experiência mais interessante para descansar e aproveitar o mar.


A vista mais clássica de Málaga, na ladeira de subida do Alcázar ao castelo
 

Quando fui, a praia da Malagueta estava bem ok, provavelmente porque fui fora da alta temporada (maio). Mas, como há muita urbanização e muita gente diariamente no verão, a praia fica bastante desgastada e sem a água cristalina que se pode ver nas cidades vizinhas. Para saber mais sobre a cidade, aqui deixo um texto com um roteiro em Málaga focado nas atrações culturais.

4. Nerja


Nerja é considerada uma das cidades litorâneas estrela da costa de Málaga. Realmente é uma cidade muito bonitinha, com ruas de comércio com souvenires originais e cheia de restaurantes com vistas para o mar, sejam eles de preços acessíveis ou mais caros.

A região central da cidade, onde fica o Balcão de Europa, que permite boas vistas do mediterrâneo, é o ponto alto.  Nerja não tem exatamente praias grandes como em Torremolinos, por exemplo. Talvez as únicas que se aproximem disso sejam Burriana e Playazo. No mais, o que há são diversas prainhas pequenas conhecidas como calas

 Calas de Nerja vistas dos Balcão de Europa, no centro da cidade

As calas mais centrais (por ex: Carabeo e Calahonda) têm fácil acesso, e por isso lotam; se puder se aventurar para zonas mais afastadas (Playa del Maro), encontrará mais tranquilidade (mas terá que levar tudo o que for comer, já que não haverá os kiosques, que por aqui se chamam "chiringuitos", e nem bares ou restaurantes).

Recomendações para passar férias na Espanha no verão (ao menos se for à Costa do Sol):

1. levar sapato para água: no Brasil não estamos acostumados com isso pois as areias são finas, mas em praticamente toda a costa de Málaga a areia é de pedrinhas e pode ser impossível caminhar pela praia e entrar no mar sem o sapatinho.

2. checar a temperatura da água e a presença de medusas: geralmente a água do mar mediterrâneo é geladíssima, só mesmo no auge do verão dá para entrar sem problemas, e esse auge costuma ser a meados de agosto, mas mesmo assim não dá para garantir que a água não estará fria...

3. sombra: não é fácil encontrar árvores para sombra natural perto da água nas praias em geral, assim que idealmente ou você aluga uma cadeira com guarda-sol (os preços costumam ser acessíveis, tipo 10 a 15 euros por 2 cadeiras com mesinha e guarda-sol) ou leva um guarda-sol, caso contrário não vai aguentar ficar na areia por muito tempo.

Comentários

Postagens mais visitadas