Estudar mestrado na Espanha SEM equivalência do diploma universitário

Mais um post sobre estudar na Espanha! Desta vez, para falar sobre uma possibilidade que talvez nem todos conheçam, mas que existe: estudar um mestrado na Espanha mesmo sem ter a equivalência/homologação do seu diploma universitário ou no caso de já ter feito esse pedido mas ele ainda não estiver pronto.


É claro que ter o seu título universitário reconhecido antes de se increver num mestrado na Espanha facilita muito a vida (aqui explicamos como funciona o processo de equivalência de título). 

Mas, existem algumas universidades espanholas que aceitam estudantes com um diploma estrangeiro desde que, antes do prazo de pré-inscrição aos mestrados (que costuma ser em maio-junho), os estudantes entrem com um pedido de reconhecimento do certificado de nível superior. 

Geralmente esse pedido é feito ao reitor da universidade onde você pretende estudar por meio de um requerimento digital.

Como fazer o requerimento ao reitor?

As universidades adeptas desse procedimento vão divulgar em seus sites, geralmente no menu dedicado a dar informações do "acceso", "admisión" ou "preinscripción", quais são os prazos e documentos que um estudante com diploma estrangeiro precisa apresentar caso ele ainda não tenha a equivalência do seu título. 

Como já disse, todo o processo é, geralmente, online, apesar de algumas universidades pedirem que seja enviada alguma documentação impressa pelo Correio.

Basicamente, os documentos que você precisa ter preparado são:
  • um documento de identificação
  • o histórico do curso universitário (aquele documento no qual são listadas TODAS as disciplinas feitas, quantos créditos vale cada uma, qual foi sua nota final em cada uma e a sua nota média geral no curso)
  • e o diploma propriamente dito. 
A lista de documentos é definida por cada universidade e pode exigir mais coisas, como um certificado de proficiência em espanhol, entre outros.

Lembrando que o histórico e diploma devem ser apresentados com a devida tradução feita por tradutor jurado (juramentado), o que implica que esses dois documentos devem ter sido legalizados em algum cartório do Brasil com o apostilamento de Haia ou com o procedimento que valia antes da Haia entrar em vigor no país, que é a selagem feita pelo Ministério das Relações Exteriores.

Também vale mencionar que geralmente é cobrada uma taxa por esse requerimento e o preço varia bastante dependendo de em que cidade/região fica a universidade e se ela é pública ou particular.

Se você deseja tentar essa via de acesso a mestrado na Espanha, deve deixar providenciada toda a documentação para conseguir apresentá-la no prazo estipulado pela universidade onde pretende estudar. 
 
Geralmente são dados uns 15 dias para a apresentação da documentação e mais ou menos 1 mês depois você recebe a resposta. Se ela for positiva, poderá pedir a "preinscripción" ao curso de mestrado que deseja e terá de esperar mais alguns meses para saber se foi selecionado.


Comentários

Postagens mais visitadas