O que fazer em Aveiro, Portugal, em 1 dia?
Quando ir para Aveiro?
A melhor época para visitar Aveiro é na primavera (de março a junho) ou no início do outono (setembro e outubro). Nesses meses, o clima é agradável, perfeito para passear ao ar livre, e a cidade não está tão cheia de turistas como no verão. Durante o inverno, pode chover bastante, o que pode atrapalhar alguns passeios.
Eu fui em abril e, apesar de ter pego bastante chuva pelo norte de Portugal neste mês, no dia que visitei Aveiro o céu nublado da manhã logo foi substituído por um céu azul com nuvens branquinhas. A temperatura era amena, mas sem chegar a fazer frio (de fato, ao sair o sol deu até para ficar de blusa sem manga).
O que fazer e ver em Aveiro?
Aveiro é uma cidade compacta e ideal para ser visitada em um único dia; a maioria das atrações se concentra na zona central e podem ser visitadas a pé.
Visitar o Bairro da Beira Mar
Este é o coração histórico de Aveiro. Caminhar por suas ruas estreitas nos permite ver as casas coloridas e os antigos armazéns de sal. É um lugar perfeito para sentir a alma da cidade.
Museu de Aveiro - Princesa Santa Joana
Localizado em um antigo convento, um pouco mais afastado do centro e dos canais, este museu conta a história de Joana de Portugal, filha de um rei português, que viveu e morreu no local. O edifício em si é uma atração, com uma arquitetura impressionante.
Museu de Arte Nova
"Arte Nova" em Portugal, "Art Nouveau" na França, "Modernismo" na Catalunha... Todas estas nomenclaturas fazem referência a uma corrente artística e social que dominou a Europa no fim do século XIX e início do século XX. Esta arte estava muito embasada em ciências como a Botânica e a Medicina, por isso que muitas das decorações dos edifícios dessa época têm temas de fauna e flora.
O Museu de Arte Nova do Aveiro fica na Casa Major Pessoa, que é apenas uma das casas da cidade que representam esse estilo. A entrada custa 4 euros para adultos (em 2025) e a visita vale muito a pena. Em maio consegui comprar na hora o ingresso sem ter que encarar muita fila.
Mais informações sobre o museu, aqui, e para ver os tipos de entradas disponíveis (inclusive combinadas com outras atrações da cidade), acesse este link.
Passeio de moliceiro
Se cansar de percorrer Aveiro a pé, tome um descanso dentro de um barco, esse tipo de passeio pelos canais da cidade é obrigatório e nos remete à experiência de estar em Veneza.
O nome dado aos barcos no Aveiro é "moliceiro", e estas embarcações tradicionais, coloridas e decoradas com desenhos que representam o folclore local antes eram usadas para transportar moliço (algas usadas como adubo).
A atividade, que custa em média 15 euros por pessoa, dura de 45min a 1h; nos moliceiros quase sempre há guias bem-humorados que vão contando a história da cidade e dos seus canais. Na zona dos canais, rumo do Museo de Arte Nova, é onde você encontrará as diferentes empresas que oferecem esse serviço.
É possível contratar o passeio na hora, mas algumas delas também dão a possibilidade de reservar com antecedência, o que pode ser uma boa ideia caso visite a cidade num dia que haja muitos turistas.
Ir para as praias
Para quem for a Aveiro no verão, uma boa pedida é dar uma esticadinha até as praias próximas da cidade.
A poucos quilômetros do centro, você encontra a Praia da Barra e a Praia da Costa Nova. A Costa Nova é famosa por suas casas coloridas em listras verticais, um cenário ideal para fotos.
A Praia da Barra, por sua vez, tem um farol imponente, um dos maiores de Portugal, que você pode subir para ter uma vista panorâmica.
Se estiver de carro, a visita a estes locais será mais fácil. Mas se não tiver transporte próprio, não se preocupe, há ônibus que passam pelo centro da cidade e que te deixam na zona das praias. O melhor site para consultar as linhas, preços e horários dos ônibus é este aqui.
O que comer em Aveiro?
A gastronomia de Aveiro é uma delícia. Não saia da cidade sem provar estas especialidades:
Ovos moles: doce mais famoso da cidade; feito com gemas de ovos e açúcar, a massa é colocada em pequenas formas de hóstia com desenhos de barcos, peixes ou conchas.
Tripas de Aveiro: não se assuste com o nome, a "tripa" é uma panqueca fina, recheada com chocolate, ovos moles, creme de avelã ou outros recheios.
Frutos do mar e peixes: a proximidade com o mar garante peixes e frutos do mar frescos. Experimente pratos de bacalhau, caldeirada de enguias (um ensopado típico) ou peixe grelhado em um dos restaurantes à beira dos canais.
Como chegar?
Aveiro é, sem dúvida, um destino que merece um lugar na sua lista em uma viagem a Portugal. Quer conehcer mais destinos no norte de Portugal para conhecer? Leia nossos textos sobre Porto e Braga!
Comentários
Postar um comentário