Morar na Espanha: vivendo em Jaén

Em agosto de 2016 eu e meu marido viemos morar em Jaén, na Espanha. Chegamos à essa desconhecida cidade que é uma pequena capital de uma província de mesmo nome que fica na região autônoma da Andaluzia.

A catedral de Jaén vista do Castillo de Santa Catalina
Vista da cidade a partir do ponto mais alto: o mirador do castelo. Na paisagem, destaca-se a Catedral. 

Jaén está longe de ser um destino turístico como Madrid, Sevilha ou Barcelona; passar um ou dois dias na cidade já é suficiente para conhecer seus principais pontos de interesse. Apesar disso, morar em Jaén tem seus aspectos positivos, e nesse post decidi fazer um combo: quero falar das atrações da cidade, além de listar o que mais me agrada no estilo de vida daqui.

A capital mundial do azeite de oliva

Apesar de Jaén não figurar nos principais roteiros turísticos, a cidade tem relevância para a Espanha, e até mundialmente, visto que é a capital mundial do azeite de oliva extra-virgem. A província como um todo é responsável por uma enorme produção desse ouro líquido, substância essencial para a composição da saudável dieta mediterrânea, que é reconhecida como patrimônio cultural imaterial da humanidade pela UNESCO.

Falando nisso, Jaén vem lutando nos últimos anos para incluir sua paisagem repleta de oliveiras (ou "olivos", como dizem por aqui) na lista de patrimônios da humanidade.

Os "olivos" em espanhol, ou "oliveiras" em português
"Campo, campo, campo / Entre olivos / los cortijos blancos" - versos do poeta espanhol Antonio Machado sobre a paisagem de Jaén

São diversas as almazaras (fábricas) de azeite existentes nos povoados jienenses, algumas bem próximas à capital, e muitas oferecem a possibilidade de visita guiada com degustação de azeite. Muitas almazaras têm lojas de fábrica onde comercializam o produto, que vale mais a pena ser comprado em grande quantidade (a partir de 5 litros). Nos mercados, o preço médio de uma garrafa de 1 litro é de 4 euros.

O que fazer em Jaén capital

Na capital da província existem dois locais especiais para serem visitados: a Catedral renascentista, no casco antiguo (centro histórico), cuja visita com audioguia custa 5 euros, e os Banhos Árabes, no bairro da Magdalena, cuja entrada é gratuita.

Os "Baños Árabes" de Jaén são dos mais bem conservados da Espanha
Interior dos Baños Árabes, herança da época da dominação muçulmana.

Em segundo plano, há o Castillo de Santa Catalina e a cruz que serve de miradouro, com lindas vistas da cidade e das cadeias montanhosas que a rodeiam. O acesso ao castelo é melhor se for feito de carro ou a pé, já que fica no alto de uma montanha. Desde 2022 o ayuntamiento (prefeitura) habilitou também uma linha de ônibus que chega de hora em hora ao local.

Castilo de Santa Catalina, Jaén, visto a partir dos Baños Árabes
Castillo de Santa Catalina

Na Paseo de la Estación, uma avenida que liga o centro antigo com a parte mais nova da cidade, fica o Museo Provincial de Jaén, com uma parte dedicada à história e à arqueologia da região, e outra dedicada às belas-artes. A entrada ao museu também é grátis. Recentemente também foi inaugurado o Museo Íbero, dedicado à civilização íbera que habitava a região na pré-história. Esse local tem entrada gratuita também.

Quanto a áreas de lazer, Jaén tem pelo menos 3 parques que valem a pena serem visitados: o parque do Bulevar, que é o maior e mais movimentado; o Parque da Concórdia, bem no meio da cidade; e o Parque do Seminário, mais próximo ao centro histórico.

Uma antiga cidade dos íberos, primeiro povo a habitar Jaén
As ruínas do oppidum íbero e, ao fundo, as oliveiras e a cidade de Jaén

Outro ponto de interesse é o Oppidum Íbero de Puente Tablas, um sítio arqueológico do tempo dos íberos (possivelmente os primeiros habitantes autóctones da Espanha). Há um centro de interpretação no local (uma espécie de museu com alguns objetos que foram encontrados, além de vários painéis explicativos sobre o povo íbero); mas a grande atração são as próprias ruínas da cidade fortificada (esse é o significado de oppidum). O local abriu ao público em 2016 e vale bastante a pena a visita para quem gosta de história e arqueologia (e é grátis!). Vale destacar que também só é possível acessá-lo com veículo particular (ou excursão organizada). 

Mas, uma das atividades mais prazerosas na cidade é deliciar-se com as tapas nos diversos bares e restaurantes. Em Jaén, a cultura da tapa é muito forte, e sempre que você pede uma bebida, o estabelecimento te oferece uma pequena porção de comida de graça! Isso é algo a destacar pois são poucas as províncias espanholas onde a tapa ainda é gratuita.

Em Jaén, as tapas são gratuitas
Tapas como me gustan

As tapas mais comuns são as papas a lo pobre (batata cozida, ovo e linguiça); pão com linguiça ou morcilla (linguiça de sangue); flamenquín (como se fosse um rocambole de frango empanado); boquerones (peixinhos fritos); azeitonas; batatas fritas; gazpacho ou salmorejo; sanduíches diversos; e até tapa de paella pode ser servida... Ou seja, dá para sair e só comer tapa que você fica satisfeito.

O que fazer na província de Jaén

Como a visita à capital é curta, vale a pena estender a passagem pela região visitando outros locais da província. Os destaques vão para Úbeda e Baeza, duas cidades patrimônio da humanidade devido às suas construções que são únicas do renascimento espanhol; além da região da Sierra de Cazorla, Segura y las Villas, área de preservação natural mais extensa da Espanha.

Baeza é um povoado de Jaén que é patrimônio da humanidade
 Catedral de Baeza, no centro.

Úbeda, outro povoado patrimônio da humanidade em Jaén
Prefeitura no conjunto monumental de Úbeda.

O território de Jaén ainda se destaca em mais um ponto: é a região da Europa com mais castelos e fortalezas preservados, e existe uma iniciativa turística, a Ruta de Castillos y Batallas, que elenca todos os povoados, além da capital, com castelos para serem visitados.  Na região de Bailén, por exemplo, há o castelo de Baños da la Encina, além de almazaras de azeite que também podem ser visitadas, cujos produtos têm reconhecimento internacional de qualidade.

Em Jaén há estação de trem da Renfe, que conecta a cidade a destinos como Madrid, Sevilla, Córdoba, Málaga e Cádiz. Para visitar cidades e povoados mais próximos, porém, vale mais a pena ir de ônibus (no site da estación de autobuses é possível verificar os destinos e horários dos ônibus de viagem). Ainda há um aeroporto próximo, o de Granada-Jaén, que fica a pouco mais de 80km e opera voos nacionais e poucos internacionais (por ex. Londres e Paris).
 

O estilo de vida em Jaén

Viver em Jaén tem sido uma boa experiência devido à tranquilidade. Eu que estava acostumada ao ritmo frenético de São Paulo me sinto muito bem por estar em um local que me lembra um pouco o estilo de vida que levava no interior, em Ribeirão Preto, cidade onde nasci e vivi até os 18 anos.

Deslocar-se pela cidade

Por aqui, tudo pode ser feito a pé, já que as distâncias são curtas (de onde vivo, bem no centro histórico, até uma das saídas da cidade, no campus universitário, são 30 minutos de caminhada, por exemplo). Porém é preciso deixar claro que há muitas ladeiras. Por isso, o transporte público (ônibus) pode ser uma opção. Custa 1 euro por viagem e o sistem é bom no momento, principalmente quando, em 2021, uma nova empresa, a Alsa, passou a operar os ônibus da cidade. Mas em Jaén usar táxi é também boa alternativa pois não sai caro, já que a cidade é pequena. 

Muita gente desiste de ter carro por aqui pois nem sempre os apartamentos têm garagem, e há muito mais apartamentos do que casas para viver. Além disso, a região central da cidade tem pouco lugar para estacionar, é preciso deixar o carro em um estacionamento público (mas que é pago, pois na Espanha, diferente do Brasil, nem todo serviço público é gratuito).

Um veículo que se adapta muito bem à cidade, pode ser estacionado facilmente e se locomove bem mesmo em ruas antigas e estreitas é a moto. A bicicleta é uma opção para quem vive na área mais baixa da cidade (bairro do Bulevar), já que a região mais alta, no centro e arredores, dificulta um pouco as pedaladas. E por falar de transportes "alterntivos", desde 2019 começou a ficar muuuito na moda usar patinente elétrico aqui em Jaén.

Outro ponto legal é que em todos os bairros existem lojinhas e mercados pequenos, então tenho todos os serviços à mão. Lojas e supermercados maiores ficam mais afastados, nas saídas da cidade, como é comum em toda a Espanha, já que isso ajuda a promover o comércio local e não concentra a renda nas mãos de grandes redes comerciais.

Confusão de horários

Os horários de trabalho e serviços são um pouco caóticos (até escrevi um texto somente sobre isso): bancos, por exemplo, abrem das 8h às 14h. Repartições públicas, das 8h ou 9h às 13h ou 14h. Supermercados, lojas e serviços costumam abrir somente às 9h, com exceção de padarias e farmácias, e fechar lá pelas 21h.

Os bares e restaurantes têm horários variados, você precisa conhecer o local para saber exatamente quando ir: alguns abrem para o café da manhã, lá pelas 8h30 ou 9h e vão até 15h ou 16h, depois reabrem a noite. Outros não reabrem a noite. Alguns ficam aberto o tempo todo, das 8h às 24h... É importate saber que, em geral, o comércio fica de duas a três horas por dia fechado (geralmente, entre às 14h e às 17h), já que a cultura da siesta é outro costume espanhol do qual não abrem mão por aqui. Assim, durante a tarde a cidade fica bem silenciosa, favorecendo a sonequinha.

Vida cultural

Na minha opinião, Jaén tem poucas opções de atividades culturais. Algumas organizações tentam promover eventos, alguns com êxito, outros não. As atividades gratuitas costumam ter mais sucesso, já que a população de Jaén é mais pobre comparada ao resto da Espanha.

Durante o verão, a cidade fica bem morta, pois grande parte das pessoas prefere passar os meses quentes em um local mais refrescante. Fazem bem, pois em Jáen faz muito calor (mais de 40 graus!) e, tirando as 3 piscinas públicas em funcionamento, não há muitas opções para se aliviar das altas temperaturas. Já nos meses mais frios, os bares ficam mais lotados, já que muitos deixam de usar as mesas externas comuns no verão. Como o frio não é tão forte, as pessoas continuam saindo, mas preferem ficar em ambientes fechados, no salão de bares, restaurantes e pubs ou em danceterias, teatros e cinema.

somente um cinema em Jaén no momento, dentro do shopping chamado Centro Comercial La Loma, que se localiza fora da cidade, na estrada que vai rumo à Granada. Esse centro comercial é pequeno e, fora o cinema, conta com um Carrefour e algumas lojas, como Zara, Berksha e H&M. Estão construindo outro shopping próximo ao La Loma, chamado Jaén Plaza, que já tem algumas lojas inauguradas, mas o novo cinema, por exemplo, ainda não está construído.

O outono costumava, antes da pandemia, ser uma época com bastante atividade nos Baños Árabes e no centro da cidade, principalmente na Plaza de Santa Maria, em frente à Catedral, e o interessante é que muitas eram gratuitas. Destacam-se eventos como shows de rock, apresentações de música clássica e desfiles de moda. Agora no pós-pandemia o ritmo de atividades vem se recuperando, mas ainda está lento. A agenda cultural da cidade é mais movimentada quando há motivos religiosos, como a Feria de San Lucas, patrono da cidade, em outubro; ou a Semana Santa, principal evento de Jaén, em abril.

A semana santa de Jaén, um grande evento na cidade
A Semana Santa realmente dura uma semana, lota a cidade e a tradição fica por conta das procissões com santos e altares religiosos.

De modo geral, viver em Jaén é bem tranquilo, é raro vivenciar ou escutar falar sobre situações de violência. O custo de vida não é muito alto, e, apesar de pequena, na cidade existem todos os serviços e comércio necessários, além dos atendimentos públicos de educação, saúde, transporte etc. serem eficientes.

O maior problema da cidade, quem me tem feito pensar em mudar daqui, é o desemprego (a província tem os índices mais altos de desemprego da Espanha e todo ano cerca de 10 mil pessoas abandonam Jaén para procurar emprego em outro lugar).

Como chegar

A localização de Jaén na Espanha
O pin vermelho indica a localização de Jaén dentro da Espanha

O acesso à cidade pode ser feito de ônibus ou trem de algumas capitais espanholas. De Madri, há 4 viagens diárias de Renfe (trem) e 4 viagens diárias de ônibus saindo da estação Sur. De Sevilha, só é possível chegar de trem. A cidade com aeroporto internacional mais próximo é Málaga, de onde se pode pegar ônibus até Jaén. As cidades com aeroportos domésticos mais próximos são Granada e Córdoba. De Granada, chega-se a Jaén em ônibus; já de Córdoba existem as opções de ônibus ou Renfe.


>> Está pensando em turistar ou mesmo vir morar na Espanha? <<
Ter um seguro viagem é essencial para a entrada de turistas no país.
Ter um seguro de saúde também é obrigatório para quem reúne possibilidades de residir na Espanha.
Por isso, ao planejar a sua viagem, sempre compare e adquira o melhor seguro para você em sites como este.


Quer conferir qual será seu custo de vida caso decida viver em Jaén? Então leia também este outro texto.

Comentários

  1. Muito obrigada por seu belo e detalhista artigo.
    Só aumentou a vontade de viver em Jaén!
    Um grande abraço.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas